Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Publicado em

Na última terça-feira (17), o ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) dançou que nem pinto no lixo”, ao receber a entrega de seu diploma de deputado federal pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

A certificação é resultado de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) nº 7.228-ED e 7.263-ED, que redefiniram a distribuição das sobras eleitorais, garantindo a Rollemberg uma vaga na Câmara dos Deputados.

Por meio de suas redes sociais, Rollemberg deu a entender que assumiria o cargo imediatamente após a comunicação do STF, prevista inicialmente para o dia 24 de junho.

Neste dia, o STF deve comunicar oficialmente os nomes dos sete novos deputados, entre eles o de Rollemberg  à Câmara, pode não ocorrer tão rápido quanto o ex-governador espera. O processo legislativo promete se estender um pouco mais.

A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Advogados dos sete deputados que perderão suas vagas acreditam que o presidente da Casa, Hugo Mota (Republicanos-PB), pode submeter a medida à votação em plenário, o que adiaria ainda mais a posse.

Siga a coluna Radar Politico. 

Caso isso ocorra, Rollemberg, que deve substituir o deputado Gilvan Máximo (Republicanos), terá que esperar pelo menos até o fim do recesso parlamentar, previsto para iniciar na primeira semana de julho e se estender até agosto.

Quem é Rodrigo Rollemberg?
Rodrigo Rollemberg, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), governou o Distrito Federal entre 2014 e 2018.

Sua gestão, no entanto, é frequentemente lembrada de forma negativa.

Em 2018, Rollemberg amargou uma derrota vergonhosa nas urnas para Ibaneis Rocha (MDB), então um candidato pouco conhecido, na disputa pelo Palácio do Buriti.

A administração de Rollemberg foi marcada por críticas de todos os setores da população e até de aliados, sendo considerada por muitos como a do “pior governador da história do Distrito Federal”.

Problemas como a falta de investimentos em infraestrutura, dificuldades na gestão da saúde e da educação, greves de servidores públicos, além da derrubada de templos religiosos e de casas de moradores de condomínios, mancharam sua passagem pelo governo local.

Rodrigo Rollemberg pode voltar definitivamente ao seu lugar de legislador, como político que já ocupou os cargos de deputado distrital, federal e senador.

No entanto, sua gestão como governador foi um desastre, uma experiência que o Distrito Federal não deseja repetir nunca mais.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Aposentados do INSS podem aderir a plano de ressarcimento

Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas em seus benefícios...

Mais Radar

Sarney no sebo: A viagem de uma biografia corroída pelas traças

Livro autografado para Nan Souza, fiel amigo de José Sarney, é encontrado a 2.300 km de São Luís, em um sebo no centro de São Paulo, com páginas devoradas por traças

Emendas PIX: PF mira parlamentares do Maranhão, Bahia e Amapá

A Polícia Federal deve intensificar operações contra fraudes envolvendo as chamadas "emendas PIX", ou "emendas bate-volta", suspeitas de beneficiar parlamentares com repasses ágeis e baixa transparência.

Caso Diego Torres põe PCDF sob forte críticas da sociedade brasiliense

Prisão de Diego Torres em Brasília expõe violência policial e negligência com criança. Caso reacende debate sobre preparo da PCDF, impunidade e necessidade de reformas para uma polícia nada cidadã.

QualificaDF: Motor de transformação social que impulsiona a economia

O QualificaDF capacita jovens para o mercado, oferecendo cursos práticos em cidades do DF. Desde 2022, certificou 15 mil pessoas, reduzindo o desemprego e injetando milhões na economia local, com a determinação de Ibaneis Rocha e com o apoio das emendas de Robério Negreiros

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político