Neste artigo, Marcelo Senise aponta que a omissão do Congresso no combate à manipulação digital deixa o Brasil vulnerável a vídeos hiper-realistas e desinformação em massa, enquanto o STF julga o Artigo 19 do Marco Civil, e a sociedade assiste à erosão silenciosa da democracia.
O sociólogo Marcelo Senise alerta: o Brasil ruma a um estado de exceção com censura do Executivo, omissão do Congresso e ativismo judicial, ameaçando a liberdade de expressão e a democracia.
* Por Caio Rafael Braga: A guerra tarifária promovida pelo presidente Donald Trump reflete o fim da hegemonia dos EUA no sistema internacional, buscando reverter a decadência industrial e o déficit comercial com protecionismo, mas não contém o avanço estratégico da China.
*Por Marcelo Senise: A trágica morte de uma criança em Brasília, vítima de um desafio online, não é apenas um caso isolado – é o sintoma de um sistema que falha em proteger os mais vulneráveis. A resposta não pode ser a censura, mas sim a responsabilização urgente de quem cria, dissemina e lucra com o perigo.
Com um 'minuto de silêncio', argentinos ironizam e debocham da 'morte' da Seleção Brasileira após o 4x1. A humilhação de um time sem alma e o contraste com seu passado glorioso, em noite de gala dos hermano.
Vitalidade estratégica de minerais estratégicos e terras raras para os objetivos nacionais e internacionais das potências mundiais abre mais um campo de disputa pela hegemonia mundial.