Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Paula Belmonte enfrenta pedido de cassação após declaração misógina

Publicado em

A deputada Paula Belmonte (Cidadania), Procuradora Especial da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), provocou indignação ao comentar o caso do deputado Daniel Donizet (MDB), acusado de assédio sexual.

Em uma entrevista à TV Globo local no início de setembro, Belmonte declarou que  mulheres do gabinete do parlamentar, teria que se submeter ao “teste do sofá”.

A fala, considerada misógina, gerou forte reação entre as funcionárias da CLDF, que se sentiram desrespeitadas e ultrajadas.

Uma representação contra Paula Belmonte foi protocolada, assinada por dez servidoras da Casa que se sentiram diretamente atingidas pela generalização feita pela deputada.

O documento que o Radar DF teve acesso (Veja trecho da representação aqui), solicita a cassação de Belmonte por quebra de decoro parlamentar. O documento  foi analisado pela Procuradoria Geral da CLDF, que emitiu parecer favorável à continuidade do processo.

Ao chegar à mesa diretora na quarta-feira (08), a representação enfrentou resistência inicial na mesa-diretora.

O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), e os deputados Martins Machado (Republicanos) e Daniel de Castro (PP), além da própria Belmonte, votaram pelo arquivamento do pedido.

Contudo, a decisão foi reconsiderada devido à ausência dos deputados Ricardo Vale (PT) e Robério Negreiros (PSD) na reunião. O deputado Roosevelt Vilela, que também é da mesa diretora, pediu vista do processo.

As dez servidoras signatárias alegam que a declaração de Belmonte, na condição de Procuradora da Mulher, é incompatível com o cargo, que deveria zelar pelos direitos femininos.

A expressão “teste do sofá” foi interpretada como uma ofensa grave, reforçando estereótipos e desvalorizando as mulheres que trabalham na Casa.

O caso segue em tramitação.

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

GDF divulga datas do pagamento do IPTU 2026

Publicada na edição desta quarta (5) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Portaria...

Mais Radar

Lula empurra goela abaixo o nome de Leandro Grass; Magela fica puto

Lula impõe novamente Leandro Grass como candidato ao Buriti, ignora prévias e aprofunda o racha no PT-DF. Magela reage, promete manter candidatura no estilo “queira Lula ou não”, enquanto a militância envelhece e o partido segue minguando no DF.

Entrevista: Com alto índice de aprovação, Ibaneis prova que governa para o povo

Com 63% de aprovação, Ibaneis Rocha destaca avanços em saúde, segurança e área social. Parcerias com hospitais, novas UPAs, reforço policial e programas como Prato Cheio consolidam um governo focado no trabalho e no bem-estar do DF.

Vergonha! Governo Lula quer criar “Auxílio CV” a herdeiros de traficantes

Lula e sua ministra dos Direitos Humanos defendem um “auxílio emergencial” para famílias de criminosos mortos na Operação Contenção. A proposta, apelidada de “bolsa crime” ou "bolsa CV", revolta a população brasileira que clama por segurança e justiça.

Ibaneis transforma o DF em muralha armada contra narcotraficantes de Marcola

A política de Estado implantada por Ibaneis Rocha no combate ao crime organizado transformou o DF em referência nacional em segurança pública, garantindo à população mais tranquilidade, paz e confiança nas forças que protegem a capital do país

A baixaria de um inelegível: o ódio e a inveja de Arruda contra Ibaneis

Condenado e inelegível até 2032, José Roberto Arruda recorre ao esgoto das redes para atacar Ibaneis Rocha. O ex-governador, preso pela "Pandora" despeja rancor e tenta ressurgir como fantasma de um passado manchado pela corrupção.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político