Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Justiça do DF declara ilegal greve dos professores e impõe multa milionária

Publicado em

Em decisão proferida nesta quinta-feira(29), a desembargadora Lucimeire Maria da Silva, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), declarou ilegal a greve dos professores e orientadores educacionais do Distrito Federal, prevista para iniciar em 2 de junho de 2025.

A ação, movida pelo Distrito Federal contra o Sindicato dos Professores (Sinpro/DF), atende a um dissídio coletivo de greve que questionava a legitimidade do movimento paredista.

A decisão determina a cessação imediata das providências para a paralisação e a manutenção de 100% das atividades educacionais, sob pena de multa diária de R$ 1 milhão ao Sinpro/DF em caso de descumprimento, além da possibilidade de corte de ponto dos servidores.

A desembargadora argumentou que a greve, aprovada em assembleia em 27 de maio, é desproporcional, pois não houve esgotamento das negociações extrajudiciais, conforme exige a Lei nº 7.783/1989, aplicada aos servidores públicos por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Distrito Federal alegou que o movimento, motivado por reivindicações como reajuste salarial de 19,8%, reestruturação do plano de carreira, regularização de contribuições previdenciárias de professores temporários e nomeação de efetivos, fere o interesse público, considerando a essencialidade do serviço educacional.

A decisão destaca que o DF já concedeu reajuste de 18% (Lei nº 7.253/2023), a ser implementado em parcelas até julho de 2025, e que novos aumentos esbarram no teto fiscal previsto no artigo 167-A da Constituição Federal.

O Sinpro/DF, alegou que o governo se retirou das negociações e não atendeu às demandas da categoria.

Contudo, a desembargadora considerou que, em análise preliminar, não há evidências claras de fracasso nas negociações que justifiquem a paralisação.

Além disso, questões como os repasses previdenciários já estão em discussão em ação judicial específica na 8ª Vara Federal do DF.

A decisão também revogou o segredo de justiça do processo e determinou a citação do Sinpro/DF para responder em 15 dias, além da intimação do Ministério Público para manifestação.

O sindicato deve divulgar a ordem judicial aos filiados e garantir o cumprimento imediato, sob risco de sanções.

ACESSO AQUI A DECISAO

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Aposentados do INSS podem aderir a plano de ressarcimento

Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas em seus benefícios...

Mais Radar

Sarney no sebo: A viagem de uma biografia corroída pelas traças

Livro autografado para Nan Souza, fiel amigo de José Sarney, é encontrado a 2.300 km de São Luís, em um sebo no centro de São Paulo, com páginas devoradas por traças

Emendas PIX: PF mira parlamentares do Maranhão, Bahia e Amapá

A Polícia Federal deve intensificar operações contra fraudes envolvendo as chamadas "emendas PIX", ou "emendas bate-volta", suspeitas de beneficiar parlamentares com repasses ágeis e baixa transparência.

Caso Diego Torres põe PCDF sob forte críticas da sociedade brasiliense

Prisão de Diego Torres em Brasília expõe violência policial e negligência com criança. Caso reacende debate sobre preparo da PCDF, impunidade e necessidade de reformas para uma polícia nada cidadã.

QualificaDF: Motor de transformação social que impulsiona a economia

O QualificaDF capacita jovens para o mercado, oferecendo cursos práticos em cidades do DF. Desde 2022, certificou 15 mil pessoas, reduzindo o desemprego e injetando milhões na economia local, com a determinação de Ibaneis Rocha e com o apoio das emendas de Robério Negreiros

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político