Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Começa a corrida pela cobiçada vaga de vice de Ibaneis

Publicado em

Muitos nomes de peso do campo político e empresarial do Distrito Federal, começam a se movimentar pela disputa da cobiçada vaga de vice da chapa de reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB).

No entanto, até agora, o nome que deverá ser escolhido, unicamente pelo governador, ainda é uma incógnita.

O nome de  Paco Brito (Avante), se mantém como opção para continuar no cargo por ser leal ao governador, durante todo o governo.

LEIA MAIS|POLÍCIA
Mulher é presa após esfaquear marido no Riacho Fundo

A disparada pela vaga de vice se dá por duas razões.

A primeira, é que Ibaneis Rocha continua sendo o grande favorito para vencer novamente as eleições de outubro.

A segunda parte, é que o escolhido, para assumir o posto, governará o Distrito Federal por nove meses e com a possibilidade de reeleição no cargo de governador.

Isso porque, Ibaneis, indo para o segundo mandato, terá que se descompatibilizar do cargo para disputar uma das duas vagas de senador em 2026.

Dai, a escolha do vice, da chapa majoritária de reeleição, terá que ser feita com muita calma pelo emedebista, apesar de a vaga ser disputada por muitos, principalmente por partidos aliançados.

A briga pelo posto, não é apenas advinda do campo politico.

Nomes que compõe o PIB (Produto Interno Bruto) brasiliense também se movimenta nessa direção através de suas corporações associativas.

Na história dos governos eleitos do Distrito Federal, o chamado setor produtivo esteve apenas uma vez na ante-sala do comando do Buriti.

Foi entre 2007 – 2010, quando o empresário e dirigente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide-DF), Paulo Octávio, foi vice do ex-governador José Roberto Arruda.

Agora o PIB quer voltar, apresentando, sem alarde, vários nomes ao governador Ibaneis.

Enquanto junho não chega, mês que ocorrem as convenções partidárias, que definem os caminhos das legendas na eleição, o emedebista tem todo o tempo de mundo para pensar na escolha do vice da corrida de 2022.

Em todos os discurso feitos pelo chefe do Executivo, por onde quer que ande, prestigia o nome do atual vice-governador Paco Brito.

Se os outros vices, que passaram pela ante sala do poder, foram figuras ignoradas, o atual vice de Ibaneis contou com muitas funções oficiais, tendo substituído o governador por muitas vezes.

Sem ser decorativo, Paco colaborou desde a transição do governo emedebista até a presente data, com a gestão pública, dialogando com a sociedade e somando forças com o titular.

Apesar de tantos nomes querendo a vaga, Paco segue sem reclamar, deixando o governador a vontade pela livre escolha, mesmo torcendo que possa ser ele o escolhido mais uma vez.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Prazo para credenciamento de papelarias no CME termina neste domingo (19)

O prazo para as papelarias interessadas enviarem a documentação para participar do programa Cartão Material...

Mais Radar

Valparaíso: Candidato de Mossoró, que destruiu a cidade, vira “Maldita Geni”

Marcus Vinicius, o Cinquentinha, candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás, acreditava que a população ainda tivesse memória curta. O garoto do atual prefeito, Pábio Mossoró, de repente virou a "Maldita Geni": é xingado e hostilizado pela população.

Valparaíso: Traído e rejeitado, Mossoró começa provar do próprio veneno

O prefeito de Valparaíso de Goiás, sente-se traído por seu candidato à sucessão, Marcus Vinicius, conhecido como "Cinquentinha". O distanciamento de Cinquentinha, em uma tentativa de desvincular sua imagem do atual prefeito altamente rejeitado, gera um clima de desconfiança, traição e abandono político.

Liderança de Celina Leão garante reforço policial no DF para 2024

A vice-governadora Celina Leão teve um papel fundamental na negociação com a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, assegurando a inclusão de uma proposta para o reforço das forças de segurança do DF na Lei Orçamentária Anual de 2024.

Obras de Ibaneis Rocha são abraçadas pelo povo e até pela oposição

O governador toca milhares de obras públicas por todo o DF, que além de melhorar a qualidade de vida da população, alinham-se aos interesses eleitorais dos deputados da base governista quanto os de oposição, gerando empregos e reduzindo a violência

Com agenda cheia todos os dias, Celina mergulha no ritmo de reeleição

Desde o início de 2024, ela substituiu o ambiente formal do gabinete pelas ruas, dedicando-se integralmente a uma agenda externa repleta de atividades, elevando a sua popularidade e levando a oposição à loucura

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»