Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Celina dispara na disputa pelo Buriti, deixando o inelegível Arruda para trás

Publicado em

A vice-governadora Celina Leão (PP) aparece como favorita na corrida pelo Governo do Distrito Federal nas eleições de 2026, segundo levantamento realizado pelo Instituto IPESPE entre os dias 27 e 29 de outubro de 2025.

A pesquisa ouviu 800 eleitores por telefone, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95,5%.

De acordo com o estudo, Celina Leão lidera todos os três cenários estimulados testados para o pleito.

No cenário mais completo, ela registra 28% das intenções de voto, à frente do inelegível ex-governador José Roberto Arruda (14%), que aparece empatado com o presidente do IPHAN Leandro Grass (12%) e com o deputado federal Fred Linhares (10%) que não é candidato ao cargo.

Já Izalci Lucas (PL) e Ricardo Capelli (PSB) aparecem na rabeira com 4% cada. Os indecisos somam 8%, e os que pretendem votar em branco ou nulo chegam a 19%.

Perfil do eleitorado

A análise segmentada revela que Celina tem desempenho superior entre os homens e mulheres e entre os eleitores evangélicos.

A liderança de Celina Leão, que assumiu papel de destaque no governo Ibaneis Rocha e consolidou sua imagem como gestora pragmática, reforça a tendência de continuidade administrativa no DF.

A avaliação do bom posicionamento da vice-governadora decorre da combinação entre visibilidade institucional e discurso moderado, que dialoga tanto com o eleitorado conservador quanto com o público de centro.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Ônibus do DF terão adesivos para prevenir acidentes

O ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal deverão circular com adesivos...

Mais Radar

CGU arrocha Cappelli por torrar mais de R$2 milhões para difamar adversários

A farra de Ricardo Cappelli com dinheiro público na ABDI virou motor de sua campanha e arma para difamar adversários no DF. Órgãos de controle como CGU, TCU e Senado investigam o uso político e abusivo da estrutura oficial. Até Geraldo Alckmin entrou no rolo.

ABDI: o “esgoto político-eleitoreiro” de Cappelli para atacar adversários

Caiu a máscara: Cappelli, que se diz símbolo de ética, é acusado de usar a ABDI como "esconderijo da infâmia" bancado com o dinheiro público, para atacar adversários e manipular o debate político no Distrito Federal.

Ibaneis e Celina conquistam líderes religiosos com apoio às igrejas do DF

Líderes evangélicos do DF reforçaram apoio a Ibaneis Rocha e Celina Leão durante almoço com o Conselho de Pastores. O governo foi elogiado pela maior regularização de templos religiosos da história, garantindo segurança e liberdade às igrejas.

Eleições 2026: que ninguém subestime o poder eleitoral de Ibaneis Rocha

Ibaneis Rocha avança com força inédita rumo ao Senado em 2026. Com aprovação de seu governo superior a 60%, o governador consolida liderança política e inverte o jogo com Michelle Bolsonaro. Agora é ela que pode depender dele.

A farsa moral de quem chama bandido de “vítima da sociedade”

Enquanto o governo do DF fortalece o combate ao crime e apoia ações firmes contra facções no país, parte da esquerda local insiste em distorcer a realidade, travestindo criminosos de vítimas e enfraquecendo a autoridade do Estado.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político