Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Candidato sem futuro: aliados abandonam Arruda após decisão do STJ

Publicado em

A decisão unânime da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) representou um verdadeiro balde de água fria nas pretensões do ex-governador José Roberto Arruda.

Logo após o anúncio da inelegibilidade, alguns de seus “aliados” começaram a abandonar o barco e lhe virar as costas.

Aqueles que até então se beneficiavam de sua proximidade engasgaram com a notícia e agora tentam retomar suas posições como se nada tivesse acontecido.

Arruda já antecipava sua campanha como candidato ao Palácio do Buriti, o mesmo endereço onde se afundou na corrupção em 2009, sendo posteriormente cassado e preso pela Operação Caixa de Pandora.

O colegiado manteve a condenação por improbidade administrativa, impondo o pagamento de uma multa atualizada que chega a R$ 559 milhões.

VEJA A DECISÃO E SAIBA COMO FUNCIONAVA A CAIXA DE ANDORA

Proferida pelos ministros Paulo Sérgio Domingues, Benedito Gonçalves, Sérgio Kukina, Regina Helena Costa e o ministro-relator Gurgel de Faria, a decisão sepulta qualquer esperança de retorno de Arruda à política majoritária no Distrito Federal.

De “vendedor de ilusões” a candidato inviável

Desde as campanhas de 2014, 2018 e 2022, Arruda se consolidou como um verdadeiro mercador de fumaça.

Em tempos eleitorais, ele volta a vender gato por lebre: se autoproclama candidato apenas para, logo depois, tentar negociar seu suposto capital eleitoral com quem ainda acredita que ele poderia eleger um “poste”.

Em 2022, sua imagem de transferidor de votos desmoronou com a derrota de Flávia Arruda ao Senado, superada pela então desconhecida Damares Alves.

Hoje, a escassez de partidos dispostos a apostar na insegurança jurídica de uma candidatura improvável torna seu retorno ainda mais improvável.

Mesmo que o STF encontre um “jeitinho” na Lei da Ficha Limpa, Arruda poderá até conseguir um partido disposto a lhe oferecer uma candidatura menor, mas, para o Palácio do Buriti, a porta segue trancada e sem chave.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasil apresenta planos à coalizão global para vacinas e medicamentos

O Brasil ocupa a presidência da “Coalizão Global para Produção Local e Regional” de vacinas,...

Mais Radar

Lula empurra goela abaixo o nome de Leandro Grass; Magela fica puto

Lula impõe novamente Leandro Grass como candidato ao Buriti, ignora prévias e aprofunda o racha no PT-DF. Magela reage, promete manter candidatura no estilo “queira Lula ou não”, enquanto a militância envelhece e o partido segue minguando no DF.

Entrevista: Com alto índice de aprovação, Ibaneis prova que governa para o povo

Com 63% de aprovação, Ibaneis Rocha destaca avanços em saúde, segurança e área social. Parcerias com hospitais, novas UPAs, reforço policial e programas como Prato Cheio consolidam um governo focado no trabalho e no bem-estar do DF.

Vergonha! Governo Lula quer criar “Auxílio CV” a herdeiros de traficantes

Lula e sua ministra dos Direitos Humanos defendem um “auxílio emergencial” para famílias de criminosos mortos na Operação Contenção. A proposta, apelidada de “bolsa crime” ou "bolsa CV", revolta a população brasileira que clama por segurança e justiça.

Ibaneis transforma o DF em muralha armada contra narcotraficantes de Marcola

A política de Estado implantada por Ibaneis Rocha no combate ao crime organizado transformou o DF em referência nacional em segurança pública, garantindo à população mais tranquilidade, paz e confiança nas forças que protegem a capital do país

A baixaria de um inelegível: o ódio e a inveja de Arruda contra Ibaneis

Condenado e inelegível até 2032, José Roberto Arruda recorre ao esgoto das redes para atacar Ibaneis Rocha. O ex-governador, preso pela "Pandora" despeja rancor e tenta ressurgir como fantasma de um passado manchado pela corrupção.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político