Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

A força de quem governa para o povo: Ibaneis conquista prestígio e poder

Publicado em

Com 61% de aprovação popular, segundo levantamento da Paraná Pesquisas divulgado na última quinta-feira (30), o governador Ibaneis Rocha comprova que governar com foco no povo traz reconhecimento e prestígio político.VEJA OS DADOS AQUI.

Já nesta sexta (31), outro levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), reforçou esse cenário.

O estudo mostra Ibaneis liderando a corrida para o Senado com 21% das intenções de voto, em empate técnico com Michelle Bolsonaro (PL), que até então figurava na dianteira.

A ex-primeira-dama, aliás, deve integrar a chapa majoritária articulada pelo próprio governador, que tem Celina Leão à frente da disputa pelo Palácio do Buriti.

O novo voo de Ibaneis representa o início de mais um capítulo de sucesso em sua trajetória política.

Desde sua estreia nas urnas, em 2018, o emedebista demonstra habilidade singular para transformar cenários improváveis em vitórias expressivas.

Naquela eleição, começou com apenas 2% das intenções de voto e terminou derrotando, no segundo turno, o então governador Rodrigo Rollemberg (PSB), considerado o pior gestor da história de Brasília, com expressivos 69,79% dos votos válidos, contra 30,21% do adversário que tentava a reeleição.

Mesmo diante dos efeitos devastadores da pandemia,  que ceifou vidas e paralisou a economia, Ibaneis voltou a surpreender em 2022, ao garantir a reeleição ainda no primeiro turno, com 50,30% dos votos.

A façanha entrou para a história política do Distrito Federal: foi a primeira vez que um governador conquistou a reeleição logo na primeira rodada, feito que nem Joaquim Roriz, um dos mais populares líderes da capital, havia alcançado.

Agora, com o tabuleiro político de 2026 se desenhando, Ibaneis pode quebrar mais um paradigma.

Além de surgir como forte candidato ao Senado, ele tem potencial para consolidar sua influência ao eleger sua vice-governadora, Celina Leão, como sucessora no Buriti.

De acordo com o IPESPE, Celina lidera em todos os recortes a corrida pelo governo local, impulsionada pela popularidade e pelo respaldo político do governador.

Ao entregar do bastão à sua sucessora em abril do próximo ano, Ibaneis Rocha encerrará um ciclo de oito anos de governo marcado por alta aprovação e estabilidade administrativa, um desempenho raro na história política do Distrito Federal.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Ônibus do DF terão adesivos para prevenir acidentes

O ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal deverão circular com adesivos...

Mais Radar

CGU arrocha Cappelli por torrar mais de R$2 milhões para difamar adversários

A farra de Ricardo Cappelli com dinheiro público na ABDI virou motor de sua campanha e arma para difamar adversários no DF. Órgãos de controle como CGU, TCU e Senado investigam o uso político e abusivo da estrutura oficial. Até Geraldo Alckmin entrou no rolo.

ABDI: o “esgoto político-eleitoreiro” de Cappelli para atacar adversários

Caiu a máscara: Cappelli, que se diz símbolo de ética, é acusado de usar a ABDI como "esconderijo da infâmia" bancado com o dinheiro público, para atacar adversários e manipular o debate político no Distrito Federal.

Ibaneis e Celina conquistam líderes religiosos com apoio às igrejas do DF

Líderes evangélicos do DF reforçaram apoio a Ibaneis Rocha e Celina Leão durante almoço com o Conselho de Pastores. O governo foi elogiado pela maior regularização de templos religiosos da história, garantindo segurança e liberdade às igrejas.

Eleições 2026: que ninguém subestime o poder eleitoral de Ibaneis Rocha

Ibaneis Rocha avança com força inédita rumo ao Senado em 2026. Com aprovação de seu governo superior a 60%, o governador consolida liderança política e inverte o jogo com Michelle Bolsonaro. Agora é ela que pode depender dele.

A farsa moral de quem chama bandido de “vítima da sociedade”

Enquanto o governo do DF fortalece o combate ao crime e apoia ações firmes contra facções no país, parte da esquerda local insiste em distorcer a realidade, travestindo criminosos de vítimas e enfraquecendo a autoridade do Estado.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político