O ASSUNTO É

Chico Vigilante diz que a prioridade do PT é eleger Lula presidente

Publicado em

O deputado distrital Chico Vigilante disse neste sábado ao RadarDF, que o PT local seguirá o projeto nacional da legenda que é de eleger o ex-presidente Lula à Presidência da República em 2022.

O parlamentar afirmou ainda, que o partido só fará aliança com legendas que estiveram dentro dessa mesma estratégia.

“As alianças nos estados estão veiculadas à aliança nacional. O PT do DF só fará aliança com partidos que comungarem do mesmo projeto para a eleição do Lula”.

As afirmações de Chico Vigilante vai ao encontro das informações publicadas hoje, pela coluna política “Conectado ao Poder”, de que uma ala do partido defende a união com o PSB.

Segundo a coluna, na majoritária socialista, encabeçada pela senadora Leila do Vôlei, teria a deputada federal Erika Kokay(PT) concorrendo ao Senado.

Sobre essa união, entre petistas e socialistas, segundo Vigilante começou a caminhar  a passos largos nesta sexta-feira (11),  após a filiação do deputado federal Marcelo Freixo que deixou  o PSOL para ingressar no PSB.

O evento contou com a participação de Lula, além da presidenta do Partido dos Trabalhadores e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).

LEIA MAIS

 

Freixo é candidato ao governo do Rio de Janeiro no próximo ano e será o maior apoiador de Lula no estado considerado chave para as próximas eleições.

LEIA AINDA|

 

Nas últimas semanas, PT e PSB selaram parcerias políticas no Piauí, na Paraíba e no Amapá e iniciaram um movimento de reaproximação em Pernambuco, Sergipe e no Espírito Santo.

Apesar de todas essas movimentações entre petistas e socialistas pelo país afora,  no DF uma boa parte do PSB de Rodrigo Rollemberg e de Leila do Vôlei prega aliança com o PDT de Ciro Gomes.

Para alguns socialistas, contrários a uma aliança com o PT,  não parece sensato o PSB ignorar a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República.

Alguns lembram que em 2018, o PDT  detonou a candidatura ao Buriti de Paniel Pacheco para apoiar a reeleição de Rollemberg.

Voltando a Chico Vigilante, ele pontua que se o PSB local preferir marchar com Ciro, o PT  partirá sem problemas para uma candidatura própria.

“O objetivo central do PT é garantir um bom palanque para Lula no DF. Caso não for possivel uma aliança com o PSB local, temos quadros capazes para  disputar o Buriti”, disse Vigilante apontando os nomes do ex-ministro Ricardo Berzoine e do ex-deputado federal Geraldo Magela.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF terá primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo

O primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo do Distrito Federal foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quarta-feira (2). O espaço será dedicado...

Mais Radar

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Senado: CMA avaliará subcomissão para acompanhar a COP 30 em Belém

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisará o requisito...

Roosevelt assume PL na CLDF e mantém pautas conservadoras

O deputado distrital é oficializado como novo líder do PL-DF na CLDF e promete condução dos trabalhos com compromisso e firmeza. Roosevelt reforça a defesa da família, da ética e se opõe a pautas como a legalização das drogas e do aborto.

Últimas do Radar