O ASSUNTO É

Chico Vigilante diz que a prioridade do PT é eleger Lula presidente

Publicado em

O deputado distrital Chico Vigilante disse neste sábado ao RadarDF, que o PT local seguirá o projeto nacional da legenda que é de eleger o ex-presidente Lula à Presidência da República em 2022.

O parlamentar afirmou ainda, que o partido só fará aliança com legendas que estiveram dentro dessa mesma estratégia.

“As alianças nos estados estão veiculadas à aliança nacional. O PT do DF só fará aliança com partidos que comungarem do mesmo projeto para a eleição do Lula”.

As afirmações de Chico Vigilante vai ao encontro das informações publicadas hoje, pela coluna política “Conectado ao Poder”, de que uma ala do partido defende a união com o PSB.

Segundo a coluna, na majoritária socialista, encabeçada pela senadora Leila do Vôlei, teria a deputada federal Erika Kokay(PT) concorrendo ao Senado.

Sobre essa união, entre petistas e socialistas, segundo Vigilante começou a caminhar  a passos largos nesta sexta-feira (11),  após a filiação do deputado federal Marcelo Freixo que deixou  o PSOL para ingressar no PSB.

O evento contou com a participação de Lula, além da presidenta do Partido dos Trabalhadores e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).

LEIA MAIS

 

Freixo é candidato ao governo do Rio de Janeiro no próximo ano e será o maior apoiador de Lula no estado considerado chave para as próximas eleições.

LEIA AINDA|

 

Nas últimas semanas, PT e PSB selaram parcerias políticas no Piauí, na Paraíba e no Amapá e iniciaram um movimento de reaproximação em Pernambuco, Sergipe e no Espírito Santo.

Apesar de todas essas movimentações entre petistas e socialistas pelo país afora,  no DF uma boa parte do PSB de Rodrigo Rollemberg e de Leila do Vôlei prega aliança com o PDT de Ciro Gomes.

Para alguns socialistas, contrários a uma aliança com o PT,  não parece sensato o PSB ignorar a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República.

Alguns lembram que em 2018, o PDT  detonou a candidatura ao Buriti de Paniel Pacheco para apoiar a reeleição de Rollemberg.

Voltando a Chico Vigilante, ele pontua que se o PSB local preferir marchar com Ciro, o PT  partirá sem problemas para uma candidatura própria.

“O objetivo central do PT é garantir um bom palanque para Lula no DF. Caso não for possivel uma aliança com o PSB local, temos quadros capazes para  disputar o Buriti”, disse Vigilante apontando os nomes do ex-ministro Ricardo Berzoine e do ex-deputado federal Geraldo Magela.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Centro Interescolar de Esportes oferece 2 mil vagas em 2026

O Centro Interescolar de Esportes (Cief), da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026....

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar