Essa é uma das áreas mais importantes da saúde, pois, cuida do sorriso e da alma, elevando a auto-estima dos pacientes.
O serviço de um cirurgião dentista perpassa por diversas especialidades, desde a clínica geral onde o profissional cuida da saúde bucal de modo geral até as mais complexas áreas de cirurgias como a das deformidades faciais.
A odontologia está presente na saúde desde antes da 1a dentição, quando são ensinados os estímulos e higiene da área. São estes profissionais que nos acompanham durante toda a nossa vida e até no pós-morte em algumas situações.
A arcada dentária é a principal ferramenta usada pelos legistas forenses, com apoio dos dentistas, na identificação de pessoas.
Os cirurgiões dentistas têm papel fundamental também nas UTI’S. É muito comum que cirurgias odontológicas complexas sejam realizadas pelos profissionais com os pacientes nos leitos.
Afinal, uma infecção dentária pode levar a complicações do quadro do paciente e ser fatal. São esses profissionais que reconstituem ossos em rostos acidentados ou agredidos.
Eles reconstroem fisicamente e espiritualmente seus pacientes.
Hoje, no dia em que se comemora o dia do cirurgião dentista, destacam-se dados da Secretaria de Estado de Saúde do DF que informam que, mesmo na pandemia, onde os procedimentos ficaram restritos aos emergenciais e de urgência, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde e Conselho Federal de Odontologia, foram realizados mais de 160 mil atendimentos no período!
São números incontestáveis que comprovam a dedicação e o profissionalismo dessas equipes.
Além do atendimento no serviço próprio, os dentistas da rede pública compuseram o apoio na testagem da população contra o novo coronavírus.
Sem elitismo ou preconceitos por estarem em atividade diversa da complexidade que atuam, incorporaram as equipes dos drives thru e levaram a testagem para todo o Distrito Federal.
Na pessoa da cirurgiã dentista Erika Maurieen(foto), especialista em traumatologia buco-maxilo-facial, o Radar-DF homenageia todos os cirurgiões dentistas do Distrito Federal.
O Radar-DF faz questão de destacar a importância do trabalho humanizado desses profissionais, seja atuando na rede pública ou nas clínicas particulares, desenvolvendo suas atividades com o máximo de segurança e conforto aos pacientes.
Esperamos que, cada vez mais, sejam feitos investimentos no setor para ampliar o acesso da população a esse serviço tão importante. Afinal, a saúde começa pela boca.
Você precisa fazer login para comentar.