Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Republicanos tenta implodir candidatura de Celina como fez com Flávia

Publicado em

As críticas raivosas proferidas pelo deputado federal Fred Linhares, contra o sistema de saúde pública do Distrito Federal, têm motivações politicas além do mero denuncismo. Isso ninguém tem dúvidas.

Nem o governador Ibaneis e muito menos a vice-governadora Celina Leão(PP), candidata natural a sucessão em 2026.

É filme reprisado.

Em 2022, o Partido Republicanos, que atualmente abriga o novato deputado Fred Linhares, impôs a candidatura avulsa de Damares Alves ao Senado. Foi o suficiente para implodir a candidatura da ex-ministra Flávia Arruda (PL) apoiada oficialmente pelo governador Ibaneis Rocha, para o mesmo cargo.

O partido dos crentes, que desde o governo anterior de Ibaneis controla várias secretarias, além de uma penca de administrações regionais, volta a aplicar o mesmo modus operandi de sempre.

A manjada tática do Republicano mira Celina, já anunciada pelo próprio Ibaneis como sendo a sua csucessora ao Buriti.

É nesse contexto que a turma da goela grande usa o novato Fred Linhares para detonar o governo por meio de suas redes sociais e para “plantar” uma candidatura a governador, em 2026.

Observe que Fred não é um sujeito qualquer na estrutura do governo de Ibaneis Rocha. Em uma queda de braço, ele desbancou, com a ajuda de Wanderley Tavares, presidente da legenda no DF, o seu colega de partido, o também deputado federal Gilvan Máximo.

Linhares passou a ser o dono absoluto dos mais de 100 cargos de livre provimento da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação.

Agora o foco de W&F é tentar minar a candidatura de Celina Leão, vice de Ibaneis, a sucessão no Buriti.

Independentemente de deixar o governo, antes do pleito eleitoral de 2026, para disputar o mandato de senador ou continuar à frente da gestão, até o final de seu mandato, o governador Ibaneis Rocha será o condutor natural do processo sucessório dentro de seu grupo político. Isso é algo em que ele não abrirá mão, certamente.

Segundo informações de bastidores, obtidas pelo RadarDF, o governador Ibaneis deve chamar o partido de Wanderley Tavares para uma conversa no Buriti.

As ácidas críticas feitas por Fred Linhares têm gerado desconfortos para o governo, que acaba sendo pressionado a exigir uma posição clara do Republicanos sobre se o partido estar efetivamente na base ou se tornou oposição.

É compreensível que partidos históricos de oposição como PT, PV, PSol critiquem duramente o governo por ser essa uma atitude justa que faz parte do jogo na disputa pelo Poder.

Já esse mesmo  papel sendo feito por partidos aliados, com centenas de cargos no governo, como é o caso do Republicanos, isso tem outro nome: trair e cuspir no prato que come.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político