Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Magela: Militância do PT defende candidatura própria ao Buriti, em 2026

Publicado em

Em entrevista exclusiva ao RadarDF, ocorrida na manhã deste sábado(18), o ex-deputado Geraldo Magela, uma das vozes mais importantes do Partido dos Trabalhadores do DF, disse que o sentimento da maioria da militância petista é que o partido tenha uma candidatura própria na disputa pelo Buriti em 2026.

Durante a conversa, Magela diz não saber, ao certo, se a federação partidária de 2022, que reuniu PT/PV/PCdoB será mantida. Fala de Leandro Grass e Reginaldo Veras, ambos do PV, que já colocaram seus nomes na disputa.

Diz ainda que é muito cedo para falar de 2026, mas pontua que o momento é para trabalhar e dialogar. Eis a entrevista:

O PT já construiu uma frente partidária para sair com uma candidatura própria em 2026 no DF?

Resposta: Ainda é muito cedo para tomar decisões para as eleições de 2026. O momento é para trabalhar e dialogar. Daqui até lá muitas conversas serão feitas, mas as decisões só serão tomadas no final de 2025.

Quais nomes com potencial o PT teria a sua disposição para liderar uma chapa majoritária?

Resposta: O PT tem 3 deputados distritais e uma deputada federal e várias pessoas com boas experiências de gestões exitosas. Nós temos pelo menos 6 nomes que podem compor uma chapa majoritária. E todos estes nomes podem estar disputando o GDF ou o Senado.

Leandro Grass lançou a sua candidatura ao GDF. Ele terá o apoio do PT?

Resposta: O companheiro Leandro Grass fez uma excelente campanha em 2022 e certamente estará dentre os nomes que poderão concorrer ao GDF em 2026. Eu já vi declaração do Deputado Reginaldo Veras, que é do PV, se apresentando como candidato a governador. Nós não sabemos se a Federação com PT, PV e PCdoB será mantida.

Qual é o sentimento da militância petista do DF sobre 2026?

Resposta: Eu ouço muita gente na militância do PT dizendo que o Partido deve ter uma candidatura petista, novamente. Mas, como eu disse, ainda é muito cedo para fazer qualquer aposta. As decisões só serão tomadas mais adiante.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

GDF é destaque na primeira edição do Prêmio Brasil sem Fome

O Governo do Distrito Federal recebeu o prêmio Brasil Sem Fome, do Ministério do Desenvolvimento...

Mais Radar

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político