Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis pode se reeleger no 1º turno; só quem conseguiu o mesmo feito foi Roriz

Publicado em

Após uma ressaca de 20 anos, sem que um governador do DF fosse reeleito, Ibaneis Rocha(MDB), caminha para quebrar o jejum.

O último governador que conseguiu se reeleger foi o também emedebista Joaquim Roriz.

Ele iniciou no Buriti como governador nomeado em 1988, e se elegeu pelo voto popular em 1990.

Nas eleições de 1998, Roriz disputou contra Cristovam Buarque e foi eleito no segundo turno.

Em 2002 Roriz foi reeleito, derrotando no segundo turno, Geraldo Magela, do PT.

Roriz foi o único na história política do DF a conseguir se reeleger, desde que a reeleição foi instituída em 1998.

De lá para cá, o povo mandou para casa vários governadores: entre eles, Maria de Lurdes Abadia(PSDB), apoiada pelo próprio Roriz.

Em seguida, o petista Agnelo Queiroz. Ele ficou no meio do caminho, do 1º turno das eleições de 2014, devido a uma gestão atolada em corrupção que envolveu diretamente a figura do então mandatário.

Em 2018, após fazer um mandato desastroso, que quebrou a saúde, a educação e a segurança, o governador Rodrigo Rollemberg(PSB) também não conseguiu se reeleger.

Foi derrotado de forma humilhante pelo então neófito da política, Ibaneis Rocha.

Após duas décadas sem que o Distrito Federal reelegesse um governador, as pesquisas de intenções de votos, divulgadas até a presente data, dão um indicativo que o jejum será quebrado por Ibaneis.

O emedebista segue no topo das pesquisas para vencer as eleições desse ano no 1º turno.

Em quatro anos de gestão, apesar das muitas dificuldades para superar a guerra contra a pandemia, que matou e devastou economia do mundo, a gestão de Ibaneis conta com a boa aprovação popular.

Para impulsionar a economia local e gerar renda e emprego á população, Ibaneis adotou como a principal vitrine da gestão as centenas de obras espalhadas por todo o DF.

Só esse ano de 2022, o governo local investiu mais de R$ 780 milhões para o desenvolvimento urbano das cidades administrativas do Distrito Federal.

Os recursos aplicados, em mais de 1.500 obras, representam um benefício direto à população por gerar empregos para centenas de famílias.

Diferente de gestões passadas, que derrubaram casas e tocaram o terror, Ibaneis preferiu regularizar os parcelamentos onde moram há mais de 30 anos, centenas de famílias.

O programa Regulariza-DF concretizou o sonho de moradores que não tinham escrituras públicas cartoriais de suas casas.

Além de cuidar da cidade e de sua população, Ibaneis cuidou de aprimorar a saúde dos brasilienses e dos milhares que chegam por aqui, principalmente neste período pandêmico, para o atendimento nos hospitais públicos.

Para equilibrar a grande demanda, foram construídos UPAS e hospitais, além da contratação de centenas de médicos, enfermeiros e técnicos da área hospitalar. Grande parte desse contingente foi de convocados dos concursos públicos.

Os pacientes com câncer poderão contar com um hospital exclusivo para o tratamento da enfermidade.

O Hospital Oncológico Doutor Jofran Frejat, transformará Brasília em cidade referência no tratamento oncológico.

É com essa leitura que grande parte da população estar disposta a continuar com Ibaneis pelos próximos quatro anos.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Desfile de 7 de Setembro tem segurança reforçada em Brasília

Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios terá segurança reforçada com PM, GSI e Forças Armadas. T Trânsito interditado e regras rígidas para itens no evento.

Mais Radar

Por que o Maranhão é o estado mais pobre do país? Roberto Rocha explica

Ex-senador Roberto Rocha critica a classe política do Maranhão por explorar a pobreza em vez de promover soluções para incluir os maranhenses na riqueza do estado. Com renda média de R$ 409 e 30% em insegurança alimentar, o Maranhão segue como o mais pobre do Brasil.

Rollemberg: A decadência de um ex-governador sem futuro político

A volta à Câmara em 2025 foi acidente de percurso, viabilizada pelo STF, mas sua baixa votação e o PSB enfraquecido indicam o fim da linha para o pior político da história de Brasília.

Daniel de Castro acusa Lula de perseguição ideológica e desrespeito ao DF

O deputado distrital criticou Lula por recusar reunião com Ibaneis Rocha sobre reajuste das forças de segurança do DF. Ele acusou ainda o presidente de ser um arrogante e de agir por ideologia e desrespeitar o povo brasiliense.

Lula sabota forças de segurança a pedido da esquerda maquiavélica do DF

Lula debocha e ignora reajuste de 44% para forças de segurança do DF, atendendo ao PT local. Enquanto Ibaneis valoriza policiais, o presidente sabota Brasília por interesses políticos, mas sua impopularidade cresce e o PT definha.

Lula sabota Brasília, ataca o BRB e o desenvolvimento econômico do DF

Lula e o PT do DF contra Brasília: do ataque ao Fundo Constitucional à sabotagem da expansão do BRB, a esquerda insiste em minar a segurança, a saúde, a educação e o progresso econômico do Distrito Federal, desrespeitando a vontade do povo que os afastou do poder há 16 anos."
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político