Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Cappelli é vetado em reunião sobre o Novo PAC na Câmara Legislativa do DF

Publicado em

O pré-candidato ao governo do Distrito Federal, Ricardo Cappelli (PSB), foi ignorado pelo PT na reunião realizada na tarde desta terça-feira (1), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

O encontro, conduzido pelo deputado petista Chico Vigilante, discutiu os investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê aplicar R$ 13 bilhões, (ninguém sabe quando) em ações estruturantes para o Distrito Federal.

Cappelli não teve direito a fala e nem  foi convidado a participar da bancada de discussão.

Ele teve o nome mencionado apenas pelo presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), que o chamou de “meu amigo”.

O rejeitado Cappelli, que deveria estar neste mesmo momento trabalhando na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), empresa que ele é o presidente, revela o tamanho das brigalhadas internas entre dois partidos de esquerda (PSB e PT) no Distrito Federal que disputam o poder.

Nos últimos meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem incentivando a candidatura de Cappelli ao Buriti, para atender  às pressões do ministro do STF, Flávio Dino, que, de forma escancarada, utiliza a toga para fazer política.

Cappelli foi secretário de Comunicação do governo Dino no Maranhão e também trabalhou com ele no Ministério da Justiça.

Outro fato que pesa contra a legenda local é que o PT do DF não tem contribuído para ajudar Lula a sair da zona de rebaixamento popular no Distrito Federal.

São tantos os motivos que estão levando Luiz Inácio Lula da Silva à bancarrota política na capital federal.

O mais novo deles foi o aumento abusivo nas tarifas de ônibus do Entorno do DF, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O reajuste feito pelo governo Lula afetou diretamente a população de baixa renda, que depende exclusivamente do transporte coletivo como meio de locomoção.

Mesmo desprestigiados pelo Planalto, oligarcas petistas do DF rejeitam apoiar “candidaturas forasteiras”, como a de Cappelli.

Nem mesmo Leandro Grass, que encabeçou a federação PV/PT/PCdoB em 2022, consegue furar a boia petista, apesar de ter deixado o PV para se filiar ao partido de Lula.

Grass, que recebeu o apelido pejorativo de “cabrito novo” por não estar alinhado a nenhuma corrente, enfrenta isolamento político.

O encontro na CLDF, com a presença do ministro Rui Costa, foi visto como a última oportunidade oferecida por Lula ao PT local para atrair a atenção do brasiliense com os recursos do Novo PAC e tentar emplacar um projeto que ainda não saiu do papel.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Caso Adriana Villela: Novo capítulo no julgamento do triplo homicídio em Brasília

Adriana Villela, acusada de matar os pais e uma empregada em 2009, teve sua condenação anulada. O juiz confirmou que as provas do caso seguem válidas, e a defesa tem 10 dias para se manifestar. O processo será reavaliado, e uma nova decisão está por vir.

Mais Radar

Bia Kicis pode cavar derrota ao Senado caso apoie apenas sua “panelinha”

Ao focar só em sua “panelinha”, Bia Kicis despreza deputados do PL e ameaça seu próprio projeto eleitoral. O que parece ser uma estratégia pode virar seu maior erro político.

Ibaneis garante PL na chapa de Celina em 2026 e apoio aos Bombeiros

Governador Ibaneis garante vaga do PL na chapa de 2026 e anuncia redução de interstício para bombeiros, além de 40 a 50 escolas cívico-militares no DF. Evento com 3 mil bombeiros foi organizado elo deputado distrital Roosevelt (PL).

Xandão chama PT de “corrupto e ladrão” em vídeo que volta à tona

Alexandre de Moraes, em palestra, chama governo do PT de "corrupto" e "ladrão", critica desvios bilionários e porto em Cuba. Fala viraliza, questionando coerência do ministro do STF. A internet não perdoa!

Leandro Grass: abandonado por Lula e ignorado pela petezada do DF

Isolado dentro do PT-DF, o professor Leandro Grass, presidente do IPHAN, enfrenta resistência e constrangimentos após deixar o PV. Visto como “pato feio”, já sofre vetos a 2026 e críticas por erro estratégico.

CPMI da roubalheira do INSS: circo que zomba dos aposentados brasileiros

A CPMI que deveria investigar o desvio bilionário no INSS virou palco de blindagem política. “Careca do INSS” debocha em silêncio autorizado pelo STF e milhões de aposentados seguem sem justiça diante da impunidade escancarada.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político