Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Republicanos prepara Gustavo Rocha para vice de Celina em 2026

Publicado em

O presidente do Republicanos DF, Joaquim Mauro, convocou os parlamentares do partido para uma reunião no dia 16 de setembro, às 20h, na sede da legenda.

O encontro terá como objetivo oficializar a filiação do secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, e do ex-deputado distrital e delegado da Polícia Civil do DF, Fernando Fernandes.

A entrada de Gustavo Rocha no partido é resultado de uma negociação entre o governador Ibaneis Rocha e o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.

O plano é posicionar Gustavo como candidato a vice-governador na chapa majoritária liderada por Celina Leão em 2026.

A filiação de Gustavo Rocha, inicialmente planejada para dezembro de 2024, foi vetada pelo então presidente regional do partido, Wanderley Tavares, gerando um entrave político.

O ex-presidente tentou estimular a candidatura do deputado Fred Linhares para o GDF, mesmo sendo o partido da base do governo de Ibaneis que tem a vice Celina como a sua sucessora natural na disputa eleitoral do próximo ano.

O jogo de Wanderley causou uma cisão interna com deputados do partido acusando-o de não os consultar.

Isto por que, o Republicanos, desde o início da gestão de Ibaneis Rocha mantém forte presença no governo, controla atualmente quatro secretarias e três administrações regionais.

Como solução para o impasse, a executiva nacional do partido decidiu tirar Tavares da presidência regional, sendo substituído por Joaquim Mauro, aliado de confiança de Marcos Pereira.

Com caminho livre, Gustavo Rocha terá sua filiação abonada pelo próprio Marcos Pereira na próxima terça-feira (16).

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Roberto Rocha rompe silêncio e analisa racha Brandão x Dino no Maranhão

Diz Roberto Rocha: "Sete anos no porão deixam marcas. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Brandão engoliu humilhações e agora define o rumo. Não existe candidato de Dino ou Brandão: existe o candidato do governo".

Mais Radar

Roberto Rocha rompe silêncio e analisa racha Brandão x Dino no Maranhão

Diz Roberto Rocha: "Sete anos no porão deixam marcas. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Brandão engoliu humilhações e agora define o rumo. Não existe candidato de Dino ou Brandão: existe o candidato do governo".

CGU arrocha Cappelli por torrar mais de R$2 milhões para difamar adversários

A farra de Ricardo Cappelli com dinheiro público na ABDI virou motor de sua campanha e arma para difamar adversários no DF. Órgãos de controle como CGU, TCU e Senado investigam o uso político e abusivo da estrutura oficial. Até Geraldo Alckmin entrou no rolo.

ABDI: o “esgoto político-eleitoreiro” de Cappelli para atacar adversários

Caiu a máscara: Cappelli, que se diz símbolo de ética, é acusado de usar a ABDI como "esconderijo da infâmia" bancado com o dinheiro público, para atacar adversários e manipular o debate político no Distrito Federal.

Ibaneis e Celina conquistam líderes religiosos com apoio às igrejas do DF

Líderes evangélicos do DF reforçaram apoio a Ibaneis Rocha e Celina Leão durante almoço com o Conselho de Pastores. O governo foi elogiado pela maior regularização de templos religiosos da história, garantindo segurança e liberdade às igrejas.

Eleições 2026: que ninguém subestime o poder eleitoral de Ibaneis Rocha

Ibaneis Rocha avança com força inédita rumo ao Senado em 2026. Com aprovação de seu governo superior a 60%, o governador consolida liderança política e inverte o jogo com Michelle Bolsonaro. Agora é ela que pode depender dele.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político