Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

7 de Setembro: a polarização ideológica que divide o Brasil em marchas

Publicado em

Hoje, dia 7 de setembro de 2025, o Brasil celebra o 203º aniversário da Independência em um clima de intensa polarização política, agravado pelo julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus. Acusação: tentativa de golpe de Estado.

Em Brasília, a tensão se manifesta nas manifestações marcadas para locais estratégicos: apoiadores de Bolsonaro, liderados pelo movimento Reaja Brasil, se reunirão no estacionamento Ibero-Americano, em frente à Torre de TV, sob o lema “Reaja Brasil: o medo acabou”, defendendo a anistia aos acusados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Já os movimentos de esquerda, como Povo Independente e Grito dos Excluídos, apoiados pelo PT, ocuparão a Praça Zumbi dos Palmares, próxima ao Conic, com o lema “Povo Independente é Povo Soberano”, em defesa da democracia e contra interferências externas, como as sanções de Donald Trump ao Brasil.

O julgamento de Bolsonaro e outros réus no Supremo Tribunal Federal, iniciado, dias antes, amplifica o clima de confronto, com acusações graves  pairando sobre o debate público.

A Esplanada dos Ministérios, fechada por segurança, e a presença de 4.500 militares com drones e revistas reforçam a gravidade do momento.

As manifestações, que ocorrerão em pelo menos 66 cidades, vão além de um exercício de liberdade de expressão: elas funcionam como um termômetro da polarização, expondo a fragilidade do equilíbrio democrático.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

O projeto de lei chamado de Antifacção inclui agravar a pena para lideranças e integrantes...

Mais Radar

Saúde privada no DF cresce 7% ao ano e anuncia apoio a Ibaneis

Durante encontro com o setor privado de saúde, Ibaneis Rocha ganha apoio à corrida pelo Senado. Empresários também declaram respaldo a Celina Leão, Roosevelt Vilela e José Humberto Pires nas eleições de 2026.

CLDF sob fogo: deputados denunciam uso político de agência de notícias

Roosevelt (PL), Thiago Manzoni (PL), Pastor Daniel de Castro (PP) e João Cardoso (Avante) pedem providências contra o uso político e ideológico da Comunicação oficial da CLDF, acusada de parcialidade e favorecimento à esquerda.

A “década perdida” do DF: corrupção, ruína e descaramento político

Arruda, Agnelo e Rollemberg: trio que afundou o DF! Arruda com sua "oração da propina", Agnelo e o propinoduto do Mané Garrincha, e Rollemberg, o rei dos viadutos caídos. Uma década perdida de corrupção e descaso que Brasília não esquece!

Do rombo de R$ 7,7 bi à reeleição: o segredo de Ibaneis para vencer

Ibaneis Rocha consolidou um modelo de gestão técnica e eficiente no DF, rompendo com a velha política e alcançando a inédita reeleição em 1º turno. Agora, prepara-se para disputar o Senado em 2026.

De Brasília a Vicente Pires: a ousadia de transformar o impossível em realidade

Juscelino Kubitschek ergueu Brasília do vazio em três anos, desafiando o impossível. Ibaneis Rocha transformou Vicente Pires, do abandono à dignidade, em tempo recorde. Dois líderes, duas cidades, uma mesma ousadia: construir futuros com urgência e empatia.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político