Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Publicado em

Nos últimos sete anos, Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, governador e vice-governador de Goiás, derrubaram a hegemonia política do oligarca Marconi Perillo, ex-governador e líder tucano, especialmente na estratégica região do Entorno do Distrito Federal.

Com quase 1 milhão de eleitores, equivalente a 22% do eleitorado goiano, o Entorno era o último reduto de Perillo.

A soma dos eleitores das 29 cidades que compõe a chamada Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride /DF), chega a 868.087 mil.

Só os dez maiores municípios da região representam mais da metade dos votos que há na capital goiana.

A conquista política do Entorno do Distrito Federal por Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, começou no início da primeira gestão, em 2019, com a decisão de reconstruir o Hospital de Alta Complexidade Hugo 9, em Águas Lindas de Goiás.

Abandonado por 15 anos devido à corrupção que permeou os governos de Marconi Perillo (PSDB), o hospital era um símbolo de descaso.

Médico por formação, Caiado assumiu pessoalmente a responsabilidade de recuperar a unidade, transformando-a em referência na Rede de Assistência Médica para a região mais carente do estado.

A iniciativa, aliada à vitória esmagadora de Caiado em 2022, com cerca de 70% dos votos em cidades como Águas Lindas, Valparaíso, Luziânia e Novo Gama, consolidou o domínio de Caiado/Vilela sobre o Entorno, sepultando a oligarquia Perillo, ex-governador tucano.

Daniel Vilela, presidente regional do MDB, emergiu como uma liderança central no Entorno, articulando alianças com prefeitos, deputados e até opositores, como a deputada federal Lêda Borges (PSDB).

Sua estratégia incluiu agendas intensas, com entregas de equipamentos e inaugurações, como as do programa Goiás Social, que combina assistência social, capacitação profissional e infraestrutura,  a exemplo da Escola do Futuro, em Valparaíso.

A base aliada elegeu mais de 200 prefeitos em Goiás em 2020, demonstrando capilaridade política.

No Entorno, Daneil Vilela fortaleceu sua posição como sucessor natural de Caiado para 2026, quando o governador deve renunciar para disputar a Presidência ou ao Senado, garantindo que a região permaneça um pilar eleitoral.

Além da recuperação do Hugo 9, a gestão Caiado, com forte participação de Vilela, trouxe avanços  ao Entorno, como obras viárias, melhorias no transporte público e reforço na segurança, com operações contra o crime organizado.

Apesar de desafios persistentes, a redução da criminalidade e a expansão de unidades de saúde e escolas técnicas atenderam às demandas de uma população em crescimento.

Esses resultados consolidaram a popularidade da dupla, que transformou o Entorno, historicamente negligenciado, em um polo de desenvolvimento integrado ao Distrito Federal e a Goiânia.

Como provável governador em 2026, Daniel Vilela compromete-se a dar continuidade ao legado de Caiado, com foco no fortalecimento do Entorno.

A liderança de Vilela no MDB e sua habilidade em atrair apoio político o posicionam como favorito para manter a trajetória de desenvolvimento iniciada por Caiado.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos

Um avião de pequeno porte caiu neste sábado (9) no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses,...

Mais Radar

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Caiado critica Congresso por covardia e Lula por não negociar tarifa de 50% com Trump. Defende anistia aos presos do 8/1 e cobra coragem do Legislativo. "Lula antecipa eleição e ignora crise que penaliza estados", diz o governador de Goiás.

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.

Crime brutal da 113 Sul expõe fraqueza do Tribunal do Júri em Brasília

Criado para dar voz ao povo nos crimes contra a vida, o Tribunal do Júri já não tem hoje o peso e a importância de outrora, com decisões sendo cada vez mais revistas e anuladas por instâncias superiores

Portal Metrópoles expõe vítima de assalto e põe sua vida em risco

Metrópoles presta desserviço ao expor nome e fotos de vítima de assalto que reagiu e teve a sorte de sair ileso.  Jornalismo, em um caso como esse, deve proteger a vítima e não vulnerabilizá-la.

Fred Linhares destina R$ 5 milhões para capturar mosquitos “fantasmas” no DF

Uma montanha de R$ 5 milhões em dinheiro público, destinada pelo deputado Fred Linhares, virou armadilhas fantasmas para capturar mosquitos igualmente fantasmagóricos. Enquanto o Aedes aegypti ri, a Associação Moriá parece ter dominado a arte de fazer verbas públicas evaporarem!
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político