O deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) manifestou seu apoio firme à iniciativa do governador Ibaneis Rocha de lançar a pré-candidatura da vice-governadora Celina Leão ao governo do Distrito Federal e se colocar como pré-candidato ao Senado em 2026.
Prudente, que já foi presidente do MDB e da Câmara Legislativa antes de se eleger deputado federal em 2022, reforçou a relevância de mobilizar a base aliada para defender o legado de Ibaneis.
De acordo com sua análise, o momento pré-eleitoral é propício para iniciar articulações e levar às cidades do Distrito Federal a prestação de contas dos seis anos de gestão.
Prudente enfatizou o “Movimento de Base nas Cidades”, criado pelo MDB, que vai fortalecer as pré-candidaturas de Celina Leão e Ibaneis Rocha, além de buscar a reeleição de deputados federais e uma bancada robusta de distritais.
“É hora de contar o que foi feito para as pessoas, do que foi construído”, disse, celebrando o êxito do ato político em Ceilândia e a filiação de nomes como a secretária de Educação Elvia Paranaguá, a ex-deputada Sandra Faraj e outras lideranças.
O deputado também apresentou sua pré-candidatura à reeleição, seguindo as orientações de Ibaneis e da Executiva Nacional do MDB.
Prudente ressaltou a sua dedicação ao mandato, viabilizando recursos como R$ 100 milhões para o Santa Luzia, na Estrutural, e R$ 200 milhões para uma unidade da Caesb no Recanto das Emas, com o objetivo de solucionar problemas como a falta de água potável.
“Tenho plena convicção de que, até o final das filiações, em março de 2026, muitos nomes importantes virão a reforçar as fileiras do MDB”, projetou, animado com a estratégia de filiação por cidades.
Para ele, o trabalho em conjunto com o governador e a base aliada é indispensável para consolidar os resultados e aumentar a representação do partido nas próximas eleições.