O ASSUNTO É

Medo da morte por covid volta se instalar no DF; governo decreta restrições de circulação

Publicado em

O Distrito Federal nem poderia chegar ao extremo das medidas drásticas, como o lockdown, valendo a partir deste domingo (28), se o Ministério da Saúde e a Anvisa não protelasse tanto para liberar a vacina Sputnik V, produzida na unidade Bthek Biotecnologia, instalada no Polo JK, em Santa Maria, cidade do DF.

O Distrito Federal atingiu a triste marca de 4.819  mortos por covid-19, até ontem, contabilizados neste  primeiro ano da pandemia no Brasil completado nesta sexta-feira (26).

LEIA MAIS

Cadeia e multas seriam o melhor remédio para quem dissemina covid no DF

Até o próximo dia 3 de março, quando foi registrado o primeiro caso de coronavírus no DF, certamente a estatística de mortos estará em um patamar bem mais alto dos registrados agora.

O DF vive um prenúncio do colapso total do sistema de saúde, com quase 94% de leitos de UTIs ocupados e, principalmente, pela lentidão da vacinação em massa, por falta de imunizantes.

Esses foram os fatores que obrigaram o governador Ibaneis Rocha (MDB) a optar pela drástica decisão de mandar fechar tudo.

A capital federal vive o seu pior momento da pandemia, apesar de se destacar como o único ente da federação que mais criou estratégias de saúde em prevenção a doença.

E não adianta o governo federal estrebuchar como fez o presidente da República, Jair Bolsonaro, ao ameaçar os governadores, entre eles, Ibaneis Rocha, por terem tomado medidas extremas para combater a circulação do coronavírus como o lockdowns.

O presidente disse quem fizer lockdown terá que bancar o auxílio emergencial. A declaração ocorreu durante visita às obras de duplicação da BR-222, em Caucaia (CE).

No Brasil, está claro que o rítimo da vacinação anda lento em decorrência da falta de imunizante no mundo.

Também está mais que claro ainda que o Ministério da Saúde não correu atrás para garantir, com antecedência, a maior quantidade de vacina para imunizar os mais de 200 milhões de brasileiros.

No DF temos duas fábricas produzindo, a todo vapor, a vacina Sputnik V contra o coronavírus, mas ela ainda está longe de chegar aos braços dos brasileienses e dos brasileiros devido à atrapalhada burocracia institucional do governo federal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasileiros sacam em julho R$ 310,36 milhões esquecidos em bancos

Conforme o Banco Central (BC), os brasileiros sacaram, em julho deste ano, R$ 310,36 milhões em valores esquecidos no sistema financeiro. O Sistema de...

Mais Radar

Desfile de 7 de Setembro tem segurança reforçada em Brasília

Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios terá segurança reforçada com PM, GSI e Forças Armadas. T Trânsito interditado e regras rígidas para itens no evento.

Nova tecnologia vai mudar forma como brasileiros assistem televisão

O governo federal divulgou um decreto que regulamenta a TV 3.0,...

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas...

Censo busca conhecer trabalhadores do SUS para melhorar atendimento

O Censo da Força de Trabalho em Saúde (CFTS) será implementado...

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos

Um avião de pequeno porte caiu neste sábado (9) no Parque...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.