O ASSUNTO É

GOVERNO CRIMINOSO : Falta de equipamentos básicos nas ambulâncias do Samu mata adolescente de 15 anos em Planaltina

Publicado em

samuMais um caso de óbito no Hospital Regional de Planaltina (HRPl), por problemas em decorrência das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo informações publicada por “política distrital” a suposta vítima é um adolescente de 15 anos, morador da quadra 10 de Planaltina, que teve uma parada cardiorrespiratória.

barra2

aletra-de acordo com uma fonte, que pede para não ser identificada, a viatura do SAMU, foi atender o chamado de urgência “sem pá de DEA [Desfibrilador Externo Automático (DEA)”. O adolescente veio a óbito.

O DEA é um aparelho que incorpora um sistema que analisa o ritmo e também um sistema de aviso de choque para vítimas de parada cardíaca. Ele avisa sobre o choque e o operador toma a decisão final de deflagrá-lo. A “Desfibrilação”, é tão importante que a cada 1 minuto deixado de desfibrilar as chances caem em menos de 10% de revertê-la. O adolescente de Planaltina que teria vindo a óbito neste sábado não teve a sorte de ser reanimado por esse aparelho que deveria está funcionando na ambulância do Samu que foi chamada para atendê-lo.

barrinhaEste é o segundo caso que ocorre em menos de quatro dias que levaram os pacientes a morte por falta de equipamentos básicos para atendimento de emergência ou por falta de combustível nas ambulâncias do Samu. O primeiro caso chocou o DF e foi notícia nacional.

O aposentado Antônio Paiva, também morador de Planaltina, morreu na quarta-feira passada por causa de uma situação inusitada. A ambulância do Samu não se deslocou para o transporte do paciente para um hospital porque não tinha combustível. A família se prontificou a abastecer o veículo. Mas a oferta foi recusada pelo Poder Publico. O resultado foi a morte do aposentado.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Prazo para credenciamento de papelarias no CME termina neste domingo (19)

O prazo para as papelarias interessadas enviarem a documentação para participar do programa Cartão Material Escolar (CME), termina neste domingo (19), conforme edital de...

Mais Radar

UBSs do Distrito Federal: Porta de entrada para a saúde infantil

As Unidades Básicas de Saúde são o ponto de partida para garantir a saúde e o bem-estar das crianças do Distrito Federal. Segundo a SES, o sistema de saúde estar organizado e preparado para enfrentar as demandas.

Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento da...

Tendas de acolhimento registram 1.342 atendimentos no DF

Desde a sua instalação, mais de 14.200 pacientes receberam assistência médica nessas estruturas.

Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Com uma nova medida, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e...

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Foi confirmada a compra de 12,5 milhões de doses de vacina...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»