O ASSUNTO É

DENGUE: Aumento de casos no DF faz governo antecipar ações de combate ao mosquito

Publicado em

dengueOs casos da doença comparado com o mesmo período de 2015, dobram em 2016

rosanasilva

letra-ogoverno do Distrito Federal decidiu antecipar em um mês as ações de combate ao Aedes aegypti. A iniciativa é para evitar que doenças como dengue, chicungunha e zika, transmitidas pela picada do mosquito, se propaguem com maior intensidade.

Entre fevereiro e março — período com maior número de infectados — a Secretaria de Saúde enfrentou dificuldades para manter estoques de inseticidas e materiais básicos de trabalho dos agentes epidemiológicos. A pasta gastou, até outubro, R$ 4 milhões com o serviço. Para o ano que vem, a receita será de R$ 5,4 milhões, adiantou a Subsecretaria de Vigilância à Saúde.

O programa de prevenção vai envolver três mil pessoas, incluindo agentes comunitários, de saúde, vigilância ambiental, além de homens das Forças Armadas, bombeiros, servidores da limpeza urbana, Companhia Urbanizadora da Nova Capital( Novacap) e da administração.

O novo planejamento, previsto para ser colocado em prática dia primeiro de novembro, conta com medidas de controle químico, a exemplo de 41 carros fumacê e 300 litros de bioervicida, visitas em residências e ações educativas.

De acordo com o diretor de vigilância ambiental da Secretaria de Saúde do DF, Divino Valero, a participação popular é fundamental para ajudar no controle dos criadouros do mosquito.

barrinhaEm Brasília, as regiões com maior presença do mosquito são o Lago Sul, Lago Norte e Asa Norte, onde vem ocorrendo de índice de infestação superior ao considerado seguro pelo Ministério da Saúde.

Ao longo do ano, 23.228 pessoas contraíram a doença, sendo que 38 tiveram dengue hemorrágica e 20 morreram. Comparados ao mesmo período de 2015, os casos aumentaram 104%.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Prazo para credenciamento de papelarias no CME termina neste domingo (19)

O prazo para as papelarias interessadas enviarem a documentação para participar do programa Cartão Material Escolar (CME), termina neste domingo (19), conforme edital de...

Mais Radar

UBSs do Distrito Federal: Porta de entrada para a saúde infantil

As Unidades Básicas de Saúde são o ponto de partida para garantir a saúde e o bem-estar das crianças do Distrito Federal. Segundo a SES, o sistema de saúde estar organizado e preparado para enfrentar as demandas.

Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento da...

Tendas de acolhimento registram 1.342 atendimentos no DF

Desde a sua instalação, mais de 14.200 pacientes receberam assistência médica nessas estruturas.

Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Com uma nova medida, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e...

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Foi confirmada a compra de 12,5 milhões de doses de vacina...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»