O ASSUNTO É

Até o final de agosto, o DF pode começar respirar melhor com uma leve queda nos casos da covid, acredita Ibaneis

Publicado em

Em uma projeção feita nesta manhã de segunda-feira (10), o governador Ibaneis Rocha afirmou  acreditar que a pandemia do novo coronavírus deve sofrer uma queda  no número de pessoas infectadas pela doença no Distrito Federal.  A projeção do governador foi feita durante uma entrevista a rádio CBN.

O governador, que se antecipou frente a muitos estados brasileiros, estabelecendo agilmente as políticas de distanciamento social e assistência social, além de realizar adaptações na saúde para suportar a crise que estava por vir, iniciou a semana otimista diante de dados técnicos que apontam uma diminuição da agressividade da covid 19 no DF.

“A projeção que os nossos técnicos dão é de que nós vamos ter, nos próximos 15 dias, uma leve diminuída, para depois começarmos a reduzir no final do mês de agosto”, afirmou Ibaneis, em entrevista à rádio CBN.

Um das medidas decisivas, segundo a projeção do governador,  para ter maior controle dos números do coronavírus, é a testagem em massa na capital. “Quero pegar dois ciclos de 14 dias para saber quando é que a gente chega lá [na queda de casos]”, afirmou.

Desde o início deste mês as unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal dispõem 300 mil testes para detectar a Covid-19: o RT-PCR (swab nasal), considerado pelos especialistas a técnica padrão ouro no diagnóstico da doença, e o sorológico, que detecta anticorpos IgM em plasma ou soro.

Os  testes são feitos em pessoas que apresentam sintomas da Covid-19. No teste swab é utilizado um cotonete para colher amostra da mucosa do fundo do nariz.

Já o sorológico, diferente do teste rápido em que se colhe uma gota de sangue, é feito a partir da coleta de sangue venoso em um frasco para que a amostra seja processada em centrífuga de laboratório.

De acordo com o governador, os  postos de drive-thru que foram implantados no início da pandemia e desativados no fim de junho, deverão voltar a funcionar. Uma empresa foi contratada para  retomar o serviço.

“A contratação já foi feita incluindo os postos e as pessoas que irão fazer a coleta, declarou Ibaneis.”

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF terá primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo

O primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo do Distrito Federal foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quarta-feira (2). O espaço será dedicado...

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.