O deputado distrital Wellington Luiz (MDB) e o deputado Ricardo Vale (PT) serão reeleitos presidente e vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal em uma sessão extraordinária na tarde desta quarta-feira (07), para o biênio 2025/26.
A eleição ocorrerá sem oposição, e a maioria dos membros da mesa diretora será reconduzida aos mesmos cargos.
Após buscar consenso entre todos os distritais de diferentes partidos, Wellington Luiz apaziguou a disputa pela 1ª vice-presidência.
A vaga estava sendo pleiteada pelo deputado Roosevelt Vilela, indicado pelo seu partido, o PL, e por Ricardo Vale (PT), que já ocupa o cargo desde o início do biênio 2023/24.
Roosevelt continuará como 2º secretário da mesa, assim como Daniel de Castro permanecerá na 1ª secretaria e Martins Machado na 3ª secretaria.
A nova composição da mesa, que será votada amanhã, ampliou os cargos de 5 para 7 membros.
Os novos cargos criados são o de segundo vice-presidente, a ser ocupado pelo deputada Paula Belmonte, e a 4ª secretaria, que ficará sob o comando de Robério Negreiros.
Ficou acordado ainda que João Hermeto (MDB) retomará a liderança de governo, enquanto Jaqueline Silva presidirá a Comissão de Assuntos Fundiários, anteriormente liderada por Hermeto.
As comissões de Saúde e Educação serão divididas: Gabriel Magno (PT) assumirá a Comissão de Educação, e Deise Amarilio (PSB), a Comissão de Saúde.
A Comissão da Mulher será liderada pela deputada Jane Klébia.
Todos os 24 deputados chegaram a um consenso articulado pessoalmente pelo presidente Wellington Luiz durante toda a tarde desta terça-feira, cujo resultado será conhecido amanhã, às 15h.