Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Magela: Militância do PT defende candidatura própria ao Buriti, em 2026

Publicado em

Em entrevista exclusiva ao RadarDF, ocorrida na manhã deste sábado(18), o ex-deputado Geraldo Magela, uma das vozes mais importantes do Partido dos Trabalhadores do DF, disse que o sentimento da maioria da militância petista é que o partido tenha uma candidatura própria na disputa pelo Buriti em 2026.

Durante a conversa, Magela diz não saber, ao certo, se a federação partidária de 2022, que reuniu PT/PV/PCdoB será mantida. Fala de Leandro Grass e Reginaldo Veras, ambos do PV, que já colocaram seus nomes na disputa.

Diz ainda que é muito cedo para falar de 2026, mas pontua que o momento é para trabalhar e dialogar. Eis a entrevista:

O PT já construiu uma frente partidária para sair com uma candidatura própria em 2026 no DF?

Resposta: Ainda é muito cedo para tomar decisões para as eleições de 2026. O momento é para trabalhar e dialogar. Daqui até lá muitas conversas serão feitas, mas as decisões só serão tomadas no final de 2025.

Quais nomes com potencial o PT teria a sua disposição para liderar uma chapa majoritária?

Resposta: O PT tem 3 deputados distritais e uma deputada federal e várias pessoas com boas experiências de gestões exitosas. Nós temos pelo menos 6 nomes que podem compor uma chapa majoritária. E todos estes nomes podem estar disputando o GDF ou o Senado.

Leandro Grass lançou a sua candidatura ao GDF. Ele terá o apoio do PT?

Resposta: O companheiro Leandro Grass fez uma excelente campanha em 2022 e certamente estará dentre os nomes que poderão concorrer ao GDF em 2026. Eu já vi declaração do Deputado Reginaldo Veras, que é do PV, se apresentando como candidato a governador. Nós não sabemos se a Federação com PT, PV e PCdoB será mantida.

Qual é o sentimento da militância petista do DF sobre 2026?

Resposta: Eu ouço muita gente na militância do PT dizendo que o Partido deve ter uma candidatura petista, novamente. Mas, como eu disse, ainda é muito cedo para fazer qualquer aposta. As decisões só serão tomadas mais adiante.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político