Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Leandro Grass joga culpa no padre da igreja tombada que desabou na Bahia

Publicado em

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, afastou a responsabilidade do órgão pelo desabamento do teto da Igreja São Francisco de Assis no centro histórico de Salvador.

No entanto, a Polícia Federal e a Polícia Civil investigam o caso em busca de culpados.

A igreja é um bem tombado que faz parte da categoria de “arquitetura religiosa”, com natureza administrativa federal.

A queda do teto resultou na morte de uma visitante e ferimentos em três indivíduos que estavam visitando o templo naquele momento.

A Igreja de São Francisco é um dos principais pontos turísticos do bairro histórico do Pelourinho, na cidade de Salvador.

O presidente do Iphan tomou conhecimento, através da última fiscalização do órgão, de que o estado da Igreja e Convento de São Francisco já era considerado “ruim”.

A visita dos técnicos ocorreu em junho de 2023, um ano e meio antes do desabamento que ocorreu nesta quarta-feira.

Os dados estão no Relatório de Bens Materiais do órgão, sobre o estado de conservação da “igreja de ouro”, como é conhecida.

Em entrevista à imprensa, Leandro Grasso se esquivou de qualquer culpa sobre o desastre ao apontar o frei, responsável pela igreja.

Ele disse que o religioso apenas protocolou um pedido de vistoria dois dias antes do evento, sem demonstrar qualquer tipo de urgência.

Não é a primeira vez que órgão do governo Lula deixa equipamentos públicos ou tombados de sua responsabilidade desabar.

A queda da Ponte Juscelino Kubitschek, que liga Tocantins e Maranhão, ocorreu em dezembro do ano passado e matou 14 pessoas. Ainda há corpos no fundo do rio.

A Polícia Federal investiga o caso da Ponte, mas ninguém foi preso até o momento. Apenas um diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) foi afastado.

No caso da Igreja, um patrimônio tombado de responsabilidade do governo federal, a Polícia Federal e a Polícia Civil da Bahia abriram inquéritos para apurar o caso.

Em nota o Iphan diz:

“O imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável direta pela gestão e manutenção da edificação. O Iphan, enquanto órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro, tem atuado na preservação do bem, com ações como o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração do edifício, atualmente em andamento”, diz trecho da nota.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

São Paulo recebe o Flamengo pelo Brasileirão nesta quarta (5)

Na luta pela liderança, o Flamengo visita o São Paulo, na noite desta quarta-feira (5),...

Mais Radar

Entrevista: Com alto índice de aprovação, Ibaneis prova que governa para o povo

Com 63% de aprovação, Ibaneis Rocha destaca avanços em saúde, segurança e área social. Parcerias com hospitais, novas UPAs, reforço policial e programas como Prato Cheio consolidam um governo focado no trabalho e no bem-estar do DF.

Vergonha! Governo Lula quer criar “Auxílio CV” a herdeiros de traficantes

Lula e sua ministra dos Direitos Humanos defendem um “auxílio emergencial” para famílias de criminosos mortos na Operação Contenção. A proposta, apelidada de “bolsa crime” ou "bolsa CV", revolta a população brasileira que clama por segurança e justiça.

Ibaneis transforma o DF em muralha armada contra narcotraficantes de Marcola

A política de Estado implantada por Ibaneis Rocha no combate ao crime organizado transformou o DF em referência nacional em segurança pública, garantindo à população mais tranquilidade, paz e confiança nas forças que protegem a capital do país

A baixaria de um inelegível: o ódio e a inveja de Arruda contra Ibaneis

Condenado e inelegível até 2032, José Roberto Arruda recorre ao esgoto das redes para atacar Ibaneis Rocha. O ex-governador, preso pela "Pandora" despeja rancor e tenta ressurgir como fantasma de um passado manchado pela corrupção.

A força de quem governa para o povo: Ibaneis conquista prestígio e poder

Com 61% de aprovação de seu governo, Ibaneis Rocha consolida liderança política no DF e desponta como forte nome ao Senado em 2026, enquanto impulsiona Celina Leão na disputa pelo Buriti. Um ciclo de poder e prestígio em alta.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político