Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis e Celina sorridentes, enquanto Lula e a esquerda engolem o choro

Publicado em

O recente arquivamento do processo contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi um duro golpe contra seus adversários políticos.

Da mesma forma, a absolvição da vice-governadora Celina Leão pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) também enfraqueceu as acusações feitas contra ela, consolidando sua posição política.

A sentença que favoreceu Celina foi divulgada na manhã de ontem (11).

Ambas as decisões foram fundamentadas na falta de provas concretas, o que resultou na eliminação de acusações que ganharam força nos últimos anos.

O caso envolvendo o governador Ibaneis Rocha ganhou notoriedade após os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestações e atos de vandalismo aconteceram em Brasília.

Na ocasião, Ibaneis foi afastado violentamente do cargo de governador por mais de dois meses por decisão de Moraes; sofreu acusações sem provas, como as feitas irresponsavelmente pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, e teve sua vida e a casa vasculhadas pela Polícia Federal.

Ao arquivar o processo, Alexandre de Moraes teve que seguir a recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que concluiu que não havia nenhum elemento que ligasse o governador aos atos violentos daquele dia.

Ibaneis Rocha manifestou satisfação com a decisão, enfatizando o impacto das acusações infundadas em sua vida pessoal e política.

Ele também criticou as declarações falaciosas e precipitadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), que, sem provas, o acusou de envolvimento nos ataques às sedes dos Três Poderes.

A absolvição de Celina Leão pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal também representou uma derrota para os seus opositores, que utilizavam as acusações falsas como um único argumento.

Já Celina Leão teve que enfrentar por dez anos uma falsa denúncia de corrupção que só agora a Justiça considerou infundada.

A decisão tornou Celina uma líder política de conduta íntegra e desmontou discursos de adversários, sobretudo dos partidos de esquerda, que, com frequência, usam essas táticas para desestabilizar opositores.

A soma das vitórias judiciais fez Ibaneis Rocha retomar sua agenda política, focando agora em fortalecer sua gestão e trabalhar pela reeleição de Celina Leão ao governo do Distrito Federal em 2026.

Lula e à esquerda do DF terão que engolir o choro.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha

Polícia Civil pede à Justiça a apreensão do passaporte de adolescente investigado pela morte do cão Orelha, na Praia Brava. Medida busca impedir saída do país enquanto MP e polícia divergem sobre novos rumos da investigação.

Mais Radar

Impeachment de Ibaneis vira piada eleitoreira de velhacos da política do DF

Pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha nasce velho, sem fato e com prazo vencido. Com saída marcada para cumprir a lei e 63% de aprovação, o “oba-oba” da oposição soa apenas como palanque e medo das urnas.

Do “elefante branco” marcado pela corrupção à Arena que move a economia

A Arena BRB deixou de ser "o elefante branco Mané Garrincha"após 12 anos como simbolo da corrupção. Hoje movimenta turismo, eventos e empregos, virando símbolo de virada e desenvolvimento para Brasília, graças a gestão de Ibaneis Rocha.

Reginaldo Veras pode “dançar” sem música na difícil disputa deste ano

O deputado pode dançar baião sem sanfoneiro se insistir na frágil federação PT/PV/PCdoB! Sem Erika Kokay puxando votos na Câmara, o pré-candidato do PV corre risco real de ficar sem ritmo e sem mandato. Hora de trocar o passo antes que a música pare de vez.

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político