Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis e Celina cada vez mais fortalecidos para o embate de 2026 no DF

Publicado em

As últimas eleições municipais nas cidades do Entorno de Brasília, encerradas no último dia 6 de outubro, revelaram muito mais do que vitórias locais: elas foram importantes indicadores para as disputas majoritárias que se desenham em 2026, no DF.

Os principais atores políticos do Distrito Federal (DF) participaram ativamente do processo, estabelecendo alianças e testando estratégias eleitorais para as eleições majoritárias do Palácio do Buriti.

Sem dúvida, o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão saíram fortes com a vitória de um grande número de prefeitos e vereadores nas últimas eleições.

Quem mais perdeu foi o PT, que não elegeu nenhum prefeito do partido que concorreu para o cargo nas cidades do Entorno.

Ibaneis e Celina, o primeiro, candidato ao Senado, e a segunda, candidata ao governo do DF, estão prontos para liderar a disputa eleitoral, que começa em agosto do próximo ano.

O cenário é tão favorável para os dois que a oposição voltou a requentar as manjadas denúncias contra Celina, que datam da época em que era deputada distrital.

Na semana passada, a mídia governista, ligada ao Palácio do Planalto, andou “plantando” a mesma história de sempre. Um método que não dá mais certo.

A oposição, composta por grupos vinculados aos ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB), tem buscado reacender escândalos não comprovados na tentativa de atingir a reputação da vice-governadora.

Porém, essas táticas estão ficando menos populares, especialmente nas redes sociais.  Isso se deve ao fato de ainda existir no imaginário popular a imagem dos maus governos do PT e do PSB, que, respectivamente, terminaram sendo manchados pela corrupção.

Não há dúvida de que Celina é hoje a mais forte postulante à sucessão em 2026.

O cenário favorável também reforça a possibilidade de Ibaneis, com um alto índice de aprovação, estabelecer uma nova tradição na política local ao eleger o seu vice para o cargo mais alto do Buriti.

A era Ibaneis, iniciada em 2018 e confirmada com a reeleição no primeiro turno de 2022, pode se estender ao assegurar a eleição de Celina como sua substituta, um feito extraordinário que nenhum governador conseguiu até o momento.

Sem conseguir conter o choro, a oposição se limita a requentar denúncias que não convencem a população do DF.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de...

Mais Radar

Roberto Rocha rompe silêncio e analisa racha Brandão x Dino no Maranhão

Diz Roberto Rocha: "Sete anos no porão deixam marcas. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Brandão engoliu humilhações e agora define o rumo. Não existe candidato de Dino ou Brandão: existe o candidato do governo".

CGU arrocha Cappelli por torrar mais de R$2 milhões para difamar adversários

A farra de Ricardo Cappelli com dinheiro público na ABDI virou motor de sua campanha e arma para difamar adversários no DF. Órgãos de controle como CGU, TCU e Senado investigam o uso político e abusivo da estrutura oficial. Até Geraldo Alckmin entrou no rolo.

ABDI: o “esgoto político-eleitoreiro” de Cappelli para atacar adversários

Caiu a máscara: Cappelli, que se diz símbolo de ética, é acusado de usar a ABDI como "esconderijo da infâmia" bancado com o dinheiro público, para atacar adversários e manipular o debate político no Distrito Federal.

Ibaneis e Celina conquistam líderes religiosos com apoio às igrejas do DF

Líderes evangélicos do DF reforçaram apoio a Ibaneis Rocha e Celina Leão durante almoço com o Conselho de Pastores. O governo foi elogiado pela maior regularização de templos religiosos da história, garantindo segurança e liberdade às igrejas.

Eleições 2026: que ninguém subestime o poder eleitoral de Ibaneis Rocha

Ibaneis Rocha avança com força inédita rumo ao Senado em 2026. Com aprovação de seu governo superior a 60%, o governador consolida liderança política e inverte o jogo com Michelle Bolsonaro. Agora é ela que pode depender dele.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político