Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis e Celina cada vez mais fortalecidos para o embate de 2026 no DF

Publicado em

As últimas eleições municipais nas cidades do Entorno de Brasília, encerradas no último dia 6 de outubro, revelaram muito mais do que vitórias locais: elas foram importantes indicadores para as disputas majoritárias que se desenham em 2026, no DF.

Os principais atores políticos do Distrito Federal (DF) participaram ativamente do processo, estabelecendo alianças e testando estratégias eleitorais para as eleições majoritárias do Palácio do Buriti.

Sem dúvida, o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão saíram fortes com a vitória de um grande número de prefeitos e vereadores nas últimas eleições.

Quem mais perdeu foi o PT, que não elegeu nenhum prefeito do partido que concorreu para o cargo nas cidades do Entorno.

Ibaneis e Celina, o primeiro, candidato ao Senado, e a segunda, candidata ao governo do DF, estão prontos para liderar a disputa eleitoral, que começa em agosto do próximo ano.

O cenário é tão favorável para os dois que a oposição voltou a requentar as manjadas denúncias contra Celina, que datam da época em que era deputada distrital.

Na semana passada, a mídia governista, ligada ao Palácio do Planalto, andou “plantando” a mesma história de sempre. Um método que não dá mais certo.

A oposição, composta por grupos vinculados aos ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB), tem buscado reacender escândalos não comprovados na tentativa de atingir a reputação da vice-governadora.

Porém, essas táticas estão ficando menos populares, especialmente nas redes sociais.  Isso se deve ao fato de ainda existir no imaginário popular a imagem dos maus governos do PT e do PSB, que, respectivamente, terminaram sendo manchados pela corrupção.

Não há dúvida de que Celina é hoje a mais forte postulante à sucessão em 2026.

O cenário favorável também reforça a possibilidade de Ibaneis, com um alto índice de aprovação, estabelecer uma nova tradição na política local ao eleger o seu vice para o cargo mais alto do Buriti.

A era Ibaneis, iniciada em 2018 e confirmada com a reeleição no primeiro turno de 2022, pode se estender ao assegurar a eleição de Celina como sua substituta, um feito extraordinário que nenhum governador conseguiu até o momento.

Sem conseguir conter o choro, a oposição se limita a requentar denúncias que não convencem a população do DF.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

DF oferece 1.233 vagas de emprego com estágio de até R$ 2,5 mil

As agências do trabalhador disponibilizam oportunidades para diversos níveis de escolaridade e experiência. O cadastro pode ser feito presencialmente ou pelo aplicativo Sine Fácil.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»