Acordo firmado na tarde de ontem (12), entre o presidente nacional do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Daniel Tourinho, com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e a deputada distrital Jaqueline Silva, causou surpresa na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O destino da “Verdadeira”
A notícia exclusiva, publicada por RadarDF, revelou o novo destino partidário da distrital Jaqueline Silva, que vai deixar o PTB para ingressar no PTC, que mudou de nome: agora é AGIR.
A parlamentar chega ao novo partido com poder de mando que antes era do deputado “Pedrosinha”.
Surpresa no parlamento
A surpresa entre os colegas de parlamento, é que apesar de ter sido desfilado do PTC, por conta própria, desde o mês passado, Pedrosinha, não fez nenhuma comunicação neste sentido à mesa diretora da Casa, ou compartilhou com alguém sobre a sua desfiliação. Ou seja: saiu do PTC, mas estava falando pelo partido.
Tentando desmentir os fatos
Em nota assinada e enviada ao RadarDF, por Omar Nascimento, Presidente do PTC DF, e Tesoureiro nacional do PTC, diz desconhecer qualquer acordo ou composição eventualmente firmados com a atual deputada distrital Jaqueline Silva (PTB-DF), ao contrário do que foi publicado nesta quinta-feira (12) pelo RadarDF.
“O AGIR, por meio de seu Diretório Regional permanece independente em relação ao atual governo do DF e totalmente aberto aos pré-candidatos às eleições de 2022 e para a discussão de possíveis coligações com partidos que sigam a mesma orientação ideológica”, diz a nota.
O que diz o PTC nacional
Já o comunicado feito por Daniel Tourinho, presidente nacional do PTC, publicado no site oficial do partido no dia 23 de julho de 2021, confirma a saída do deputado distrital, Eduardo Pedrosa, de seus quadros, por decisão do próprio parlamentar.
“O Partido está formalizando seu apoio ao Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que tem demonstrado o desejo de ter o PTC compondo a base do governo. Nos próximos dias o PTC do Distrito Federal passará por uma reconfiguração com objetivo de alçar voos mais altos na Capital Federal“, comunica o presidente Daniel Tourinho.
Soltando foguete
Alguns deputados da Câmara Legislativa soltaram foguete com a aprovação pela Câmara dos Deputados, na quarta-feira (11), do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 125/11, que prevê mudanças nas regras eleitorais.
O motivo de tanto festa foi o acordo que tirou do texto da reforma, o uso do “Distritão” puro nas eleições de 2022.
Se passasse o Distritão, deputados distritais que se elegeram em 2018, com votação pífia entre cinco mil a dez mil votos, não conseguiriam se reelegerem em 2021, simples assim.