O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), membro do partido Republicano e integrante da base do governo Ibaneis Rocha, surpreendeu ao realizar ataques raivosos contra o sistema de Saúde do Distrito Federal por meio de suas redes sociais.
Fred Linhares é conhecido pelo seu programa de notícias populares na TV e rádio, o que lhe concede grande visibilidade, tendo sido eleito para a Câmara federal na eleição passada.
No entanto, esse mesmo deputado, que tem uma relação umbilical com o governo do Distrito Federal, controlando mais de uma centena de cargos de comissão na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, contraditoriamente se coloca como oposição, atacando a gestão da Saúde do DF.
É sabido que a Saúde Pública de todo o país enfrenta desafios diários para diminuir a fila de atendimento hospitalar, que se agigantou, especialmente após o período da pandemia de Covid-19.
Deputados de oposição e da base do governo tem feito gestos de responsabilidades destinando suas emendas parlamentares ajudando o governo a mitigar os impactos da Saúde, uma das áreas mais sensíveis da população.
O GDF tem realizado ações investindo na modernização de equipamentos, construção de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde, além da contratação de profissionais de saúde para atender a demanda crescente da população.
Ao optar por críticas raivosas e apelativas, sem propor alternativas ou soluções, Fred Linhares demonstra uma postura incoerente com o mandato e a responsabilidade que lhe é atribuída como parlamentar.
Diferentemente dos parlamentares de oposição, que desempenham o papel de fiscalizar o governo e apresentar propostas, o deputado opta por atacar sem contribuir efetivamente para a melhoria do sistema de saúde.
Vale lembrar que Fred Linhares possui o poder de destinar emendas parlamentares, recursos financeiros que poderiam ser utilizados para melhorar o atendimento na Saúde do DF, no entanto, até o momento, não se tem conhecimento de iniciativas do deputado para suprir as necessidades da população no âmbito da Saúde.