Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Candidatos ao Buriti, de oposição a Ibaneis, não empolgam ninguém

Publicado em

Nenhum dos sete candidatos ao Buriti, em oposição a Ibaneis Rocha(MDB), conseguiu, até agora, passar confiança ao eleitorado brasiliense.

Todos seguem na disputa, mas sem passar do primeiro digito das pesquisas de intenções de votos, realizadas até a presente data.

No debate ocorrido no último domingo(07), realizado pela Band, revelou uma oposição capenga, assutada e sem argumentos. Não conseguiu emparedar o emedebista, já que todos querem o seu lugar.

Eram sete contra um. Mesmo assim, Ibaneis Rocha ganhou a parada, defendendo o seu governo de alguns ataques sem consistência.

Se nas três últimas pesquisas registradas na justiça eleitoral, divulgada durante o mês passado, mostraram Ibaneis liderando a corrida pelo Buriti, as próximas devem revelar cenários interessantes que poderão definir se a eleição para governador no DF será faturada em primeiro turno ou não.

Sem Reguffe(União) e sem Arruda(PL), que nas duas últimas pesquisas foram incluídos como pré-candidatos ao Buriti, a tendência é de Ibaneis Rocha crescer ainda mais, no campo das intenções de votos.

Analistas políticos, que lidam com os números científicos eleitorais e com as constantes mudanças de cenários, afirmam que a entrada do ex-governador José Roberto Arruda na disputa do governo, dividia os votos com Ibaneis, por serem do mesmo campo político.

Agora Arruda não é mais candidato ao GDF e mantém sua candidatura, mesmo sub judice, a Câmara Federal.

No caso de Reguffe, que aparecia nas pesquisas, ora em segundo lugar, sem Arruda, ora em terceiro lugar com Arruda, as posições do senador nos cenários, sempre foram muito distante de Ibaneis Rocha, que mantém uma larga vantagem em relação a todos os seus oponentes.

Não há nenhum histórico de que o senador José Antonio Reguffe, que está fora da corrida, por demorar tomar decisões, dentro do seu partido, consiga transferir votos a um “poste”, caso queira apoiar a candidata do PDT, Leila do Vôlei, ou Paulo Octávio(PSD) e/ou Rafael Parante(PSB). Todos eles mendigam pela ajuda do senador.

Ademais, Reguffe sai totalmente queimado com o seu vasto eleitorado e seus apoiadores que chegaram a apostar todas as fichas para que ele deixasse de mimim e anunciasse logo a sua candidatura ao Buriti.

O tempo passou e ele não fez, o que levou o partido a optar para outros rumos.

Diante de todos esse análises, é possível que o governador Ibaneis Rocha continue aumentando a sua supremacia nesses 55 dias que faltam para a realização do pleito eleitoral do dia 2 de outubro.

A fatura tem cheiro de 1° turno.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político