Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ataques de Lula a Ibaneis não abalam a popularidade do governador do DF

Publicado em

As acusações infundadas de Lula contra o governador Ibaneis Rocha (MDB), relativas aos atos violentos de 8 de janeiro de 2023, buscavam prejudicar sua imagem.

No entanto, as tentativas não afetaram a credibilidade do governo do Distrito Federal nem a popularidade de Ibaneis junto à população.”

Pelo contrário, Lula despenca na opinião do povo do DF, enquanto Ibaneis continua em alta.

Nem mesmo a decisão monocrática de Alexandre de Moraes, do STF, que afastou por mais de 60 dias um governador reeleito em primeiro turno na última eleição, conseguiu fragilizar o governo e muito menos o chefe do Executivo local.

Os ataques raivosos e irresponsáveis feitos por Luís Inácio Lula da Silva contra Ibaneis Rocha só pioram a popularidade do presidente no âmbito do Distrito Federal. Os petistas vão à loucura.

Basta voltar o filme para o pós-8 de janeiro de 2023 para saber que a tentativa de incluir maldosamente o governador como partícipe dos atos violentos, não colou para a maioria dos brasilienses.

Com base na pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada em 11 de agosto de 2023, um comparativo entre os governos de Lula e de Ibaneis Rocha mostrou uma aprovação de 63,6% para o governador do DF, indicando um alto nível de satisfação com sua administração entre os eleitores da capital federal.

Por outro lado, a mesma pesquisa indicou que a aprovação do governo de Lula no Distrito Federal era de 48,9%, com uma desaprovação de 46,8%.

A comparação revela uma maior aprovação para o governo de Ibaneis Rocha em relação ao governo Lula no DF, mesmo com a sórdida campanha difamatória contra o emedebista.

Os dados fazem parte de uma série de consultas realizadas em 20 capitais do país, de março a agosto de 2023.

Os dados revelam que as tentativas de desgastar Ibaneis, ao vinculá-lo aos violentos atos que atentaram contra as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro do ano passado, não surtiu nenhum efeito.

O palanque político paroquial, armado pelo presidente da República para ajudar a companheirada do DF, é um fracasso.

A fábrica de mentiras não deu resultado. Mesmo sendo elas proferidas por Lula, que aparece em um documentário, divulgado na semana passada pela Globo News, dando depoimentos e fazendo acusações sem provas.

Os dados das pesquisas realizadas até agora mostram que a maioria da população está contente com a gestão do governador brasiliense.

Nada é à toa. Para alcançar tais níveis de aprovação, o governo local, apesar de todas as dificuldades e com muita luta, tem se destacado em áreas como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura, o que gera percepções positivas de progresso e estabilidade.

É evidente que, embora a aprovação do governo Ibaneis seja alta, conforme demonstrado em pesquisas, ainda existe uma parcela da população que desaprova a gestão, algo natural já que não existe total unanimidade em lugar nenhum. Nem Cristo foi unânime.

Mesmo assim, segundo o próprio governador, em 2024 o GDF irá aprimorar políticas públicas e estratégias de comunicação para alcançar um consenso mais amplo.

A gestão bem-sucedida de Ibaneis Rocha até o momento, refletida na alta aprovação de seu governo, tornou-se o maior calcanhar de Aquiles do raivoso Lula.

Sendo candidato ou não em 2026, o líder emedebista é quem dará as cartas politicas no DF, queira Lula ou não.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)...

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»