Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ataques de Lula a Ibaneis não abalam a popularidade do governador do DF

Publicado em

As acusações infundadas de Lula contra o governador Ibaneis Rocha (MDB), relativas aos atos violentos de 8 de janeiro de 2023, buscavam prejudicar sua imagem.

No entanto, as tentativas não afetaram a credibilidade do governo do Distrito Federal nem a popularidade de Ibaneis junto à população.”

Pelo contrário, Lula despenca na opinião do povo do DF, enquanto Ibaneis continua em alta.

Nem mesmo a decisão monocrática de Alexandre de Moraes, do STF, que afastou por mais de 60 dias um governador reeleito em primeiro turno na última eleição, conseguiu fragilizar o governo e muito menos o chefe do Executivo local.

Os ataques raivosos e irresponsáveis feitos por Luís Inácio Lula da Silva contra Ibaneis Rocha só pioram a popularidade do presidente no âmbito do Distrito Federal. Os petistas vão à loucura.

Basta voltar o filme para o pós-8 de janeiro de 2023 para saber que a tentativa de incluir maldosamente o governador como partícipe dos atos violentos, não colou para a maioria dos brasilienses.

Com base na pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada em 11 de agosto de 2023, um comparativo entre os governos de Lula e de Ibaneis Rocha mostrou uma aprovação de 63,6% para o governador do DF, indicando um alto nível de satisfação com sua administração entre os eleitores da capital federal.

Por outro lado, a mesma pesquisa indicou que a aprovação do governo de Lula no Distrito Federal era de 48,9%, com uma desaprovação de 46,8%.

A comparação revela uma maior aprovação para o governo de Ibaneis Rocha em relação ao governo Lula no DF, mesmo com a sórdida campanha difamatória contra o emedebista.

Os dados fazem parte de uma série de consultas realizadas em 20 capitais do país, de março a agosto de 2023.

Os dados revelam que as tentativas de desgastar Ibaneis, ao vinculá-lo aos violentos atos que atentaram contra as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro do ano passado, não surtiu nenhum efeito.

O palanque político paroquial, armado pelo presidente da República para ajudar a companheirada do DF, é um fracasso.

A fábrica de mentiras não deu resultado. Mesmo sendo elas proferidas por Lula, que aparece em um documentário, divulgado na semana passada pela Globo News, dando depoimentos e fazendo acusações sem provas.

Os dados das pesquisas realizadas até agora mostram que a maioria da população está contente com a gestão do governador brasiliense.

Nada é à toa. Para alcançar tais níveis de aprovação, o governo local, apesar de todas as dificuldades e com muita luta, tem se destacado em áreas como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura, o que gera percepções positivas de progresso e estabilidade.

É evidente que, embora a aprovação do governo Ibaneis seja alta, conforme demonstrado em pesquisas, ainda existe uma parcela da população que desaprova a gestão, algo natural já que não existe total unanimidade em lugar nenhum. Nem Cristo foi unânime.

Mesmo assim, segundo o próprio governador, em 2024 o GDF irá aprimorar políticas públicas e estratégias de comunicação para alcançar um consenso mais amplo.

A gestão bem-sucedida de Ibaneis Rocha até o momento, refletida na alta aprovação de seu governo, tornou-se o maior calcanhar de Aquiles do raivoso Lula.

Sendo candidato ou não em 2026, o líder emedebista é quem dará as cartas politicas no DF, queira Lula ou não.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Famílias da rede pública serão beneficiadas com Cartão Uniforme Escolar

O Governo do Distrito Federal (GDF) encaminhou à Câmara Legislativa do DF (CLDF) o projeto...

Mais Radar

Fred Linhares destina R$ 5 milhões para capturar mosquitos “fantasmas” no DF

Uma montanha de R$ 5 milhões em dinheiro público, destinada pelo deputado Fred Linhares, virou armadilhas fantasmas para capturar mosquitos igualmente fantasmagóricos. Enquanto o Aedes aegypti ri, a Associação Moriá parece ter dominado a arte de fazer verbas públicas evaporarem!

TV Record afasta Fred Linhares em meio a escândalo de emendas

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), apresentador do Balanço Geral TV...

Gustavo Aires deixa MDB de Ibaneis Rocha e se filia ao PP de Celina Leão

Com aval do governador Ibaneis Rocha (MDB), Gustavo Aires deixa o MDB após 37 anos e ingressa no PP, liderado por Celina Leão. A filiação, anunciada no “Progressista em Ação”, fortalece o PP para 2026, apoiando Celina ao Buriti e Ibaneis ao Senado.

Sem nenhum voto popular, Xandão já é, de fato, novo presidente do Brasil

Alexandre de Moraes, decide sobre decreto de Lula que o Congresso derrubou. Seria uma "juristocracia", onde o poder político é transferido ou exercido pelo judiciário? O STF extrapola? O País segue governado por 11 ministros sem voto popular, enquanto Executivo e Legislativo perdem força.

Ibaneis e Celina: a estratégia para vencer em 1º turno em 2026

Ibaneis Rocha e Celina Leão unem forças para 2026, articulando um bloco político sólido no DF. Com diálogo e alianças, buscam repetir a vitória de 2022 no 1º turno, evitando o temido 2º turno que derrubou antecessores.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político