Como forma de fazer a prevenção e combate a incêndios em vegetações em todo o território goiano, o governador Ronaldo Caiado laçou nesta segunda-feira (14), a Operação Cerrado Vivo 2021 que será feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.
O programa de prevenção a incêndio vai contar com apoio da tecnologia. O Corpo de Bombeiros Militar goiano vai utilizar drones para fazer o monitoramento de ocorrências.
“Nós sabemos que o prognóstico é de uma estiagem alongada. Por isso, a necessidade de nos equipar cada vez mais para que possamos melhorar o aparelhamento de todos os nossos bombeiros militares no enfrentamento de queimadas”, explicou o governador.
“Hoje, o Corpo de Bombeiros tem drones com capacidade de identificar não só focos, como também medir temperatura, sabendo da progressão do incêndio. Com essa tecnologia, acreditamos, com apoio de outros segmentos da sociedade, como do setor rural, que vamos dar o bom exemplo para que o fogo não destrua o cerrado e os animais que ali vivem”, projetou Caiado.
A utilização de imagens aéreas está em exercício desde 2019, quando a experiência com o monitoramento dos parques estaduais foi positiva. Os aparelhos passaram a transmitir imagens em tempo real.
Você precisa fazer login para comentar.