O ASSUNTO É

Vigilante exige medidas práticas contra cartel dos combustíveis no DF

Publicado em

O deputado distrital Chico Vigilante (PT), voltou a manifestar a suspeita de “cartel” entre os donos de postos de gasolina, após um substancial aumento injustificado no preço dos combustíveis no Distrito Federal.

Na última semana os brasilienses foram surpreendidos com um aumento súbito no preço, com o litro da gasolina passando de R$5,39 para R$5,79.

Essa mudança suspeita nos preços despertou a atenção de Chico Vigilante, que levantou a possibilidade de que os proprietários de postos de combustível possuíssem informações privilegiadas sobre os preços praticados pela Petrobras.

“Essa prática não apenas desrespeitaria as leis de defesa do consumidor, mas também a economia popular, afetando diretamente o bolso dos cidadãos do Distrito Federal”, afirma o deputado.

Vigilante argumenta que os donos de postos de combustíveis podem estar se aproveitando da atual situação econômica para inflacionar os preços e, em seguida, aplicar uma redução que, embora pareça favorável, ocorre sobre um valor muito acima do razoável, previamente estabelecido por eles mesmos.

O deputado anunciou que tomará medidas concretas para investigar essa suspeita de cartel. Ele pretende acionar a Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, o Procon do Distrito Federal, a Delegacia de Defesa do Consumidor e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

“Esses órgãos têm a responsabilidade de investigar práticas anticoncorrenciais e proteger o interesse do consumidor”, exige.

O aumento abrupto dos preços dos combustíveis no Distrito Federal e as declarações do deputado Chico Vigilante lançam uma luz sobre a necessidade de maior transparência nos preços praticados pelos postos de gasolina e reforçam a importância de fiscalização e regulação no setor.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF lança regras para transporte gratuito de insumos rurais

A iniciativa promete reduzir despesas dos agricultores, ampliando a competitividade e apoiando programas como o Produzir, instituído pela lei nº 5.288/2013.

Mais Radar

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Últimas do Radar