O ASSUNTO É

Vigilante apresenta proposta que beneficia estudantes de família de baixa renda

Publicado em

O plenário da Câmara Legislativa do DF deve aprovar na tarde desta quarta-feira (26), em segundo turno, projeto de lei de autoria do deputado distrital Chico Vigilante (PT).

A proposta destina 50% das vagas de nível superior e técnico para alunos que tenham cursado os ensinos médio e fundamental em escolas públicas.

O projeto de lei  de Chico Vigiante já foi aprovado em primeiro turno durante a sessão remota, ocorrida na tarde de ontem.

Conforme o distrital, a proposta tem o intuito de estabelecer sistema de cotas, com recorte racial e social, em todas as faculdades e universidades públicas distritais, bem como nas instituições de nível técnico vinculadas ao DF.

Também impõe, no preenchimento das vagas reservadas, uma cota de  50% as quais serão destinadas aos estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

No texto apresentado, as vagas deverão observar outros recortes tais como:

“Ser preenchidas por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, de forma proporcional aos percentuais populacionais do censo mais recente”.

A proposta veda ainda, a cobrança de taxas de inscrição nos processos seletivos e de matrícula nas instituições aos beneficiados.

Para o deputado Chico Vigilante, a sua iniciativa “não  se trata de discriminar ou privilegiar determinado grupo étnico, mas de conferir compreensão material ao conceito constitucional de igualdade”.

Caso a proposta seja aprovada em segundo turno, na tarde de hoje, a lei segue para  ser sancionada pelo governador Ibaneis Rocha.

“Torço para que o governador a sancione, já que a proposta tem um enorme alcance social por ajudar a diminuir as desigualdades e favorecer os estudantes, com menos oportunidade de ingresso no ensino superior, só por serem oriundos de famílias que vivem na linha de pobreza”, disse o distrital ao RadarDF.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

CNU terá reforço de viagens e passagem gratuita no DF

Quem for fazer prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU), neste domingo (5), contará com reforço do transporte público coletivo. A medida é da...

Mais Radar

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de...

Pré-selecionados no Fies 2025 devem completar cadastro hoje

Termina nesta sexta-feira (1º) o prazo para os pré-selecionados na chamada...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.