O ASSUNTO É

Sob pressão governo revoga portaria sobre trabalho do comércio nos feriados

Publicado em

A revogação da portaria 3.566 do Ministério do Trabalho e Emprego, que tratava sobre o trabalho no comércio em feriados, tem gerado debates e discussões entre empregadores, empregados e representantes governamentais.

A medida inicialmente implementada acarretaria mudanças na forma como as empresas lidam com a abertura em feriados, exigindo a necessidade de acordos coletivos para autorizar a atividade nesses dias.

Entretanto, o ministro Luiz Marinho anunciou que a implementação dessa portaria será adiada, e uma nova versão com o mesmo teor será publicada em breve.

A diferença reside no fato de que essa nova portaria entrará em vigor apenas a partir de março de 2024.

Essa decisão tem como objetivo permitir um período adequado para o debate e a busca por um acordo nacional entre as partes interessadas.

Um grupo de trabalho tripartite, composto por representantes do governo, empregadores e empregados, será criado para discutir o tema e encontrar uma solução que seja benéfica e equilibrada para todos os envolvidos.

Diante da controvérsia, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21) a tramitação em regime de urgência de um projeto de decreto legislativo que cancela a portaria do Ministério do Trabalho.

A medida busca anular os efeitos da nova portaria e restabelecer a exigência de acordo coletivo para a liberação do trabalho no comércio durante feriados.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Bolsonaro sai para exames médicos sob prisão domiciliar em Brasília

Ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o condomínio onde mora, às 9h, para exames médicos no hospital DF Star no Lago Sul, sob prisão domiciliar. Autorizado pelo STF, Bolsonaro é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar