O ASSUNTO É

Sindsaúde realiza sabatina política e pregará “#ForaRollemberg”

Publicado em

Após quatro anos de calote sobre as 32 categorias trabalhadoras, o Sindsaúde, o maior sindicato de servidores públicos do DF, realiza no final deste mês  uma sabatina política entre todos os candidatos ao Buriti, ao Senado e para presidente da República. Inscrições estão abertas no site da categoria, menos para o atual governador Rodrigo Rollemberg

Por Toni Duarte//RADAR-DF

O Sindsaúde-DF realiza, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, o segundo Seminário Eleições 2018 e o Movimento Sindical. O evento ocorrerá no Hotel San Marco. Segundo Marli Rodrigues, presidente do Sindicato dos empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde, o objetivo do evento é promover o debate entre eleitores servidores da saúde e candidatos.

“Os candidatos não se enfrentarão entre eles. O enfretamento será com os servidores que pergunta e o candidato terá a oportunidade de expor a sua proposta para melhorar o caótico sistema de saúde do DF”, disse Marli Rodrigues.

Ela explicou ainda que “todos os candidatos serão convidados, menos o Diabo! ”, disse ao se referir ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB), tido pelos servidores como um implacável algoz da categoria.

Marli Rodrigues destacou vários pontos que julga de grande importância a ser debatido durante o seminário como a desvalorização dos servidores, provocada pelo calote dado pelo governador Rodrigo Rollemberg.

“Há um interesse do Estado para desestimular e precarizar a saúde pública com o fechamento de leitos e equipamentos sem manutenção. O governo Rollemberg tem que ser responsabilizado pelas mortes evitáveis que somente no ano passado levaram a óbito cerca de 1.300 pessoas”, disse.

Segundo Marli, os dados são da própria Secretaria de Saúde. “Por fim, a terceirização dos serviços que serve de moeda de troca em apoio político e para alimentar o esquema de corrupção e o adoecimento de servidores em função da precarização dos serviços e do assédio moral”, afirmou.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=53&v=0UQSoxFWvgU

Ela destacou outro ponto crítico que será a todos os candidatos ao governo do Distrito Federal a comparecerem no seminário do Sindsaúde.

Marli apontou que o servidor está com o salário defasado e precisa saber que proposta os pré-candidatos tem para garantir os direitos e conquistas que estão estabelecidos em lei.

“Outra pergunta que não quer calar: Como o futuro governador do DF irá repor os milhões de reais do Instituto de Previdência do Servidor (Iprev), que o atual governo está torrando e desviando para outras finalidades?”.

A sindicalista disse que o início da mudança na Saúde do DF, começa pela saída de Rollemberg que nunca precisou de um hospital público e que a população do Distrito federal terá que derrotar o pior governador da história de Brasília no primeiro turno das eleições.

Ela afirmou que a categoria de servidores  em geral precisa buscar nomes que tenham relação com a área, que valorizem os servidores e que entendam o que a população precisa de verdade.

“Rollemberg se cercou de um grupo sem competência para gerir uma área importante como a Saúde. Se os candidatos tiveram coragem de ir ao seminário, nós teremos coragem de perguntar”, cravou a sindicalista.

No entanto, ela voltou a reiterar que Rollemberg não entra no debate do seminário do Sindsaude e conclamou a sofrida população do DF carimbar nas urnas o “Fora Rollemberg” logo no primeiro turno das eleições.

Ela destacou que a campanha “#ForaRollemberg” veio desde as gravações que fez sobre atos de corrupção no governo, as quais foram entregues ao Ministério Público e a CPI da Saúde da Câmara Legislativa, instalada em 2016.

Ele criticou o vice-governador Renato Santana (PSD), e o ex-secretário de Saúde Fábio Gondim, que segundo ela tiveram a grande oportunidade de falar tudo, mas preferiram perder a língua contribuindo para que o desvio do dinheiro público no governo prosperasse.

“Só agora na campanha eleitoral, o Renato Santana diz que Rollemberg não gosta dele por ser preto, como se tivesse mudado de cor igual camaleão somente agora. Na época da CPI ele negou tudo e ainda disse que nem me conhecia”, lembrou Marli.

Em tempo: Renato Santana é conhecido no meio politico como o famoso “Faísca”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre

 O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar contabiliza que o rendimento médio mensal dos trabalhadores da agropecuária cresceu 5,5% no primeiro trimestre na comparação com...

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar