Muito diferente do que pontua o ex-governador Jose Roberto Arruda nas pesquisas de intenção de voto, a mulher dele, Flávia Arruda, não conquistaria uma das oito vagas para deputado federal pelo DF. Ela aparece em uma pesquisa para consumo interno realizada pelo Podemos em 11º lugar
Por Toni Duarte
Há quem diga que o ex-governador Jose Roberto Arruda elegeria até um poste nas eleições desse ano, bastando que ele carregue a candidatura de alguém para, com o seu prestígio, elegê-lo governador do Distrito Federal.
No entanto, não é bem o que revelam recentes pesquisas, como uma encomendada pelo Podemos, realizada entre os dias 13 a 20 deste mês que o Radar teve acesso.
No resultado de intenção de voto estimulado para deputado federal, Flávia Arruda, apesar de ser mulher de Arruda e ter disputado como vice de Frejat nas eleições de 2014, aparece na décima primeira posição com 1,8% dos votos.
Nas eleições de 2014, Flávia Arruda teve uma forte exposição nos programas eleitorais do PR como candidata a vice-governadora, mais do que o próprio Jofran Frejat, que assumiu a cabeça de chapa após a desistência de José Roberto Arruda por impedimento judicial.
Para os analistas políticos, o que indicam as pesquisas, no tocante aos candidatos à Câmara Federal, a pré-candidata Flávia Arruda terá que se descolar mais da imagem do marido, José Roberto Arruda, e gastar mais sola de sapatos, como todos os outros pré-candidatos, em busca dos votos necessários à eleição.
Em uma outra avaliação corrente, os analistas dizem que caiu por terra a opinião de muitos que afirmam que o ex-governador do DF ainda tem o poder de carrear votos para alguém a ponto de assegurar qualquer eleição.
A situação judicial que impede Arruda de disputar as eleições seria um dos motivos.
Apesar de inelegível, Arruda ainda aparece ligeiramente à frente das intenções de voto, só que bem menos que antes dos eventos que muito o desgastaram, o que, por conta disso, parece ter ele perdido o poder de dar votos aos candidatos que eventualmente apoie.
A candidata Flávia Arruda não deixará de ter muitos votos carreados por Arruda, mas, para se eleger, terá de buscar também votos próprios.