O primeiro turno das Eleições 2022 exige uma série de medidas que devem ser tomadas durante o dia do pleito. Dentre as precauções, alguns serviços devem funcionar com horários diferentes dos dias comuns.
A votação acontece neste domingo (2) e cerca de 156 milhões de brasileiros devem comparecer às urnas e escolher representantes para cinco cargos.
São eles Presidente da República, governador, senador, Deputado Federal e Deputado Estadual (Deputado Distrital, no caso do Distrito Federal).
O horário para comparecer à seção eleitoral é de 8h às 17h (horário de Brasília). Neste dia, alguns locais abrem, outros fecham ou funcionam com expediente reduzido.
Os ônibus vão funcionar no cronograma de dia útil, de acordo com a a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). Já o Metrô, vai circular no horário normal de domingo, das 7h às 19h.
Nas áreas da saúde, o atendimento continua funcionamento normalmente. No setor de segurança, a monitoria será redobrada. As 610 escolas terão plantão da Polícia Civil, Militar e Federal. Os Bombeiros funcionarão normalmente.
A Esplanada dos Ministérios permanecerá sem intervenções de trânsito ou pedestres, no entanto, os órgãos de trânsito devem reforçar a atuação em pontos específicos e estratégicos.