O ASSUNTO É

ROLLEMBERG PASSA O TRATOR POR CIMA DE IZALCI E TOMA O PSDB DO DF

Publicado em

Rollemberg contou com a ajuda do interino presidente nacional do PSDB, Tarso Jereissati que deu sinal verde para que Maria de Lurdes Abadia assumisse uma secretaria do governo de Brasilia. Na troca, o partido fará  aliança com o PSB para impulsionar a reeleição de Rodrigo Rollemberg em 2018. A única  alternativa de Izalci, pretenso candidato a governador do DF,  é deixar o ninho tucano

Por Toni Duarte

Nas últimas duas semanas o governador Rollemberg perdeu o tempo de TV do ex-aliado  PDT e deve perder o apoio do PSD,  partido essencial para a sua reeleição. Na segunda-feira o governador de Brasília procurou o senador Tarso Jereissati, presidente interino da Executiva Nacional do PSDB, com quem fechou o compromisso de fazer palanque ao presidenciável Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, bem como abrir espaço no governo para os tucanos do DF. A proposta foi aceita.

O desejo do governador de abocanhar o PSDB-DF e deixar Izalci fora do jogo  vem sendo maturado desde junho passado após  encontro com o prefeito de São Paulo, João Doria. 

Rollemberg sempre viu como uma ameaça a candidatura a governador do deputado federal Izalci Lucas, presidente interino da legenda no DF, com quem tentou convencê-lo a compor o governo e esquecer o projeto.

Conversas para apear o tucano foram feitas com Geraldo Alckmin, Aécio e Tasso Jereissati, investidas que Izalci nunca deu crédito, mesmo sendo alertado por muitos que diziam que ele era um candidato competitivo, mas lhe faltava um partido.

O enfraquecimento de Aécio no comando da Executiva Nacional do PSDB, após ter sido afastado do mandado de senador pelo STF, por crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa com base nas delações de executivos do grupo J&F, que controla a JBS, bem como o racha dentro do PSDB Local, teria sido a gota d’água para que o desejo de Rollemberg de ter Izalci fora do páreo se concretizasse.

A tucana e ex-governadora Maria de Lurdes Abadia acusou Izalci de não querer cumprir a agenda nacional do PSDB para a realização das convenções internas do partido. Durante uma sabatina a blogueiros de política, Abadia afirmou que Izalci impôs uma candidatura sem antes conversar com os dirigentes das zonais do PSDB.

Antes mesmo do acordo entre o PSB e o PSDB se tornar público nesta quarta-feira (25), com uma coletiva a imprensa em que o governador Rollemberg anuncia o nome de Abadia para Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos que vai cuidar dos assentamentos como Sol Nascente e Pôr do Sol, em Ceilândia, e Vila Buritizinho, em Sobradinho. Coube ao senador Tasso Jereissati ligar para Izalci para informar sobre a decisão da Executiva Nacional.

O Radar procurou o deputado por telefone, mas ele não retornou à ligação até o fechamento da matéria.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Com pista de patinação no gelo, Brasília terá megaevento natalino

A partir do dia 1º de dezembro, o Nosso Natal vai animar a Esplanada dos Ministérios com uma programação diversificada e atrações para todas...

Mais Radar

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»