Ao discursar na solenidade de abertura do ano legislativo, na tarde desta quinta-feira (2), O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, voltou a reafirmar o compromisso do Congresso Nacional com a democracia e prometeu dedicação no enfrentamento das necessidades do país.
A promessa de Pacheco foi feita durante a solenidade de posse na abertura do ano legislativo, ocorrida nesta quinta-feira(02).
No discurso de abertura dos trabalhos, Pacheco classificou o dia 8 de janeiro, quando as sedes dos três Poderes foram alvos “da mais covarde invasão e da mais ignóbil depredação”, como uma “data sombria”.
“Conforta-nos, todavia, a certeza de que as instituições brasileiras não se eximirão de investigar e punir exemplarmente todos os criminosos envolvidos, direta ou indiretamente, naquela barbaridade — declarou.
Conforme o presidente, o Legislativo vai trabalhar, de maneira independente e harmônica, com o Executivo e o Judiciário, a fim de lidar com as grandes questões nacionais.
Ele prometeu ainda o enfrentamento dos problemas da população com análises profundas e planejamentos cuidadosos, sempre com a participação da sociedade.
Para Pacheco, os chefes de Poderes devem dirigir a sociedade para o caminho do respeito às divergências. Ele ainda disse que é preciso deixar para trás “tudo o que nos separa” e olhar para o futuro como uma “nova oportunidade”.