O ASSUNTO É

Recomposição salarial das forças de segurança do DF será votada nesta terça

Publicado em

Após uma articulação feita pela senadora Leila Barros(PDT-DF), vice-líder do governo no Senado, as forças de segurança do Distrito Federal poderão dar um importante passo para  conquistar nesta terça-feira (31), a tão sonhada recomposição salarial.

Após uma longa jornada em busca da recomposição salarial, o projeto de Lei 4.426/2023 entrou na pauta da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Fruto de um acordo entre o governo federal, o Corpo de Bombeiros Militar do DF e as polícias Civil e Militar da capital, por meio do Governo do Distrito Federal, o projeto prevê um reajuste de 18%, dividido em duas parcelas iguais.

Em julho, a União editou a Medida Provisória 1.181/2023, incorporando o primeiro reajuste no contracheque de agosto.

Agora, devido à proximidade do prazo de validade da MP, o governo federal incorporou os artigos necessários ao PL 4.426.

A senadora Leila Barros destacou a luta de anos dos policiais civis, policiais militares e bombeiros do Distrito Federal pela recomposição salarial.

Foi a parlamentar do DF quem possibilitou a votação da proposta já nesta terça-feira, após explicar ao presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), e ao relator do projeto, senador Weverton Rocha (PDT-MA), a urgência de colocar o projeto em votação.

Caso seja aprovado o texto seguirá para o plenário mediante pedido de urgência feito pela senadora.

“Vários governos passaram, mas o assunto não recebeu a devida prioridade. Este ano, após mais de quatro meses de negociação, alcançamos este acordo que encerra um longo período de reivindicações dessas categorias pelo reconhecimento de seus serviços prestados aos brasilienses e à União,” destacou Leila.

A União, em parceria com o Governo do Distrito Federal, agiu de forma acertada ao ouvir as reivindicações desses profissionais e buscar soluções para atender às demandas salariais. A medida demonstra o compromisso em valorizar e garantir condições adequadas de trabalho para as forças de segurança do DF.

A primeira parcela da recomposição salarial, já em vigor, representará um impacto financeiro de R$ 372,2 milhões até o final deste ano. Com a segunda parcela, a ser paga a partir de janeiro, o valor total ultrapassa os R$ 685 milhões até o final de 2024.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação