O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, ao contrário da maioria dos distritais, fecha seus quatro anos de mandato bastante pontuado na opinião dos brasilienses. O deputado aparece em todas as pesquisas de intenção de voto entre os prováveis pré-candidatos ao Buriti, bem como nas listas de pré-candidatos a senador e como deputado federal.
Por Toni Duarte/RADAR-DF
Faltando seis dias para o fechamento da janela partidária estabelecida por lei, não há informações de qual o caminho será seguido por Joe Valle (PDT-DF) .
Ainda é uma dúvida, qual será o seu destino: se troca de legenda, embora tenha sido lançado pelo seu partido, o PDT, como pré-candidato a governador do Distrito Federal nas eleições desse ano, se vai para senador, deputado federal ou se desiste da política, como exige parte de seus familiares.
O que não resta dúvida para a maioria do povo do DF é que o presidente da Câmara Legislativa foi o político que mais cresceu nesses dois mandatos de deputado distrital e que pode alçar vôos mais altos diante do que revela a pesquisa de opinião.
No entanto, tudo vem sendo avaliado com muita cautela pelo deputado, se encara ou não a corrida pelo Buriti.Apesar de seu nome aparecer em pesquisas espontâneas, quando a pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta.
Assessores mais próximos de Joe Valle, também enxergam a chance de o parlamentar crescer eleitoralmente na disputa pelo Buriti e chegar ao segundo turno, se Rollemberg jogar a toalha e desistir da reeleição diante da estratosférica rejeição popular que atinge o patamar de 82%, segundo dados pesquisados nas 31 cidades do DF.
O eleitorado de Rollemberg é, em tese, igual ao de Joe Valle, mais à esquerda, podendo haver uma discreta migração de votos com o governador fora da disputa.
A base petista, Rede, PPS e PV tenderia se aliar a Joe Valle. Qualquer pesquisa feita sem Rollemberg, o nome de Joe Valle pode aparecer em segundo lugar próximo a Jofran Frejat, que se encontra em primeiro como o preferido do eleitorado
Em outros cenários, fora da corrida ao Buriti, o presidente da Câmara Legislativa tem musculatura política para disputar uma das duas vagas de senador por qualquer chapa majoritária, seja ela construída por Frejat (PR), ou pelo grupo batizado pelo deputado federal Alberto Fraga (DEM), como o das “madalenas arrependidas”.
No entanto, o mais confortável para Joe Valle é a conquista de uma das oito vagas de deputado federal pelo DF ou mesmo de vice de uma chapa majoritária competitiva como a de Jofran Frejat.
Como se ver, o parlamentar que se tornou presidente da CLDF, contrariando a vontade do governador Rodrigo Rollemberg, pode ser a diferença nestas eleições . Ou como candidato a governador do DF, como senador ou como deputado federal.
A não ser que ele desista da vida política, uma decisão muito difícil a ser tomada por um animal politico como Joe Valle.