O ASSUNTO É

Projeto sobre transparência dos dados de radares eletrônicos é aprovado por comissão

Publicado em

A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na tarde desta quarta-feira (30), o projeto de lei nº 152/2019, de autoria do deputado Delmasso (Republicanos), que garante acesso a uma série de dados sobre medidores de velocidade instalados no DF.

O Cadastro Distrital de Instrumentos Fixos de Fiscalização Eletrônica de Trânsito reúne informações como localização, estudos que justifiquem a instalação e especificações técnicas, sobre instrumentos como pardais e barreiras eletrônicas. Além de promover maior segurança no trânsito, a finalidade do PL é proporcionar maior transparência sobre métodos de fiscalização, que são, frequentemente, acusados de irregularidades. O acesso ao Cadastro será feito através do site oficial da autoridade administrativa responsável.

Táxi Social – Outro projeto redigido por Delmasso aprovado na reunião de hoje é o PL nº 829/2019, que institui o Táxi Social, política distrital que visa a facilitar o acesso a serviços de transporte individual para a parcela da população que possui baixa renda e incentivar a continuidade do trabalho de taxistas.

Para alcançar esse objetivo e tentar equiparar a desigualdade nas condições de trabalho entre taxistas e motoristas de aplicativos como Uber e 99, a proposta prevê medidas como estudos sobre a viabilidade de cobrança de taxas a preço popular e a criação de um aplicativo específico para táxis.

O parlamentar enxerga a matéria como forma de remediar a atual diminuição do número de taxistas no DF. “Sabidamente a categoria tem sofrido grandes perdas com a inevitável modernidade que rapidamente engole muitos serviços, inclusive o tão tradicional serviço de transporte de passageiros individuais. A proposição vem ao encontro dos anseios tanto da família taxista como da sociedade em geral que almejam por usufruir de um serviço a preço justo e com concorrência justa e ordeira”, justificou.

Reciclagem de Veículos – Mais um projeto aprovado nesta tarde, o PL nº 1206/2020 prevê diretrizes de reciclagem para veículos obsoletos, os que possuem mais de 20 anos de fabricação. Para diminuir impactos ambientais, consumo de combustíveis fósseis e acidentes de trânsito, a propositura do deputado José Gomes (PSB) torna responsabilidade de fabricantes o monitoramento e o descarte correto de resíduos sólidos e carcaças, de forma que possam ser tratados ou reaproveitados em seu próprio ciclo produtivo ou no de outros produtos. Um dos princípios da propositura é, também, o incentivo à troca de carros antigos por meio da facilitação da compra de novos ou semi-novos.

Além destes projetos, foram aprovadas na reunião de hoje 146 indicações ao Poder Executivo. Estiveram presentes os deputados Valdelino Barcelos (PP), Reginaldo Sardinha (Avante) e Daniel Donizet (PL).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Esplanada dos Ministérios será interditada nesta quinta (25)

A partir das 23h59 desta quarta-feira (24), a Esplanada dos Ministérios estará fechada. O bloqueio será nas vias S1 e N1, entre o Buraco...

Mais Radar

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Deputado distrital receberá marca-passo após passar por desmaios

A informação foi confirmada pelo gabinete do parlamentar. Após dois episódios de desmaio, Cardoso foi hospitalizado ontem para exames.

Proposta de Eduardo Pedrosa institui Dia do Agente de Trânsito do DF

Segundo o deputado, a valorização desses servidores é vital para a promoção de uma convivência harmoniosa e responsável nas vias.

Roosevelt Vilela defende a manutenção do Programa PERSE

Durante um debate em Brasília, o presidente da Comissão de Turismo da CLDF, criticou a decisão do governo federal de encerrar as isenções fiscais previstas no programa, alertando para os riscos de desemprego em massa no setor de hotelaria e de eventos, especialmente no Distrito Federal.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»