“A PM é importante tão quanto a Polícia Civil no combate ao crime. Por tanto, ambas têm que ser valorizadas”. Foi o que disse neste sábado (02/03) ao Radar, o deputado João Hermeto (MDB), ao defender um aumento salarial de 37% para os policiais militares e bombeiros militares, o mesmo percentual que será dado a Polícia Civil do DF
Por Toni Duarte//RADAR-DF
A semana começou com uma grande vitória para os mais de 11 mil homens da Polícia Militar do Distrito Federal e para os mais de 4 mil do Corpo de Bombeiros Militares, após uma articulação feita pelo deputado distrital João Hermeto junto a Presidência da República.
Os militares do DF, segundo garante ele, terão o mesmo aumento de salário, estipulado pelo governador Ibaneis Rocha a Policia Civil do DF que receberá o mesmo que recebe um policial federal.
Na quarta-feira (27), o deputado distrital amanheceu no gabinete do subchefe adjunto da assessoria jurídica da Presidência da República, Jorge Oliveira de quem é amigo de longas datas.
O advogado que também é major reformado da Policia Militar do Distrito Federal, trabalha há mais de 20 anos com o presidente Jair Bolsonaro. O pai do major, já falecido, foi chefe de gabinete do então deputado Bolsonaro até o ano passado.
Foi do Major Jorge Oliveira que o distrital João Hermeto teve a garantia na defesa de que a Polícia Militar do DF não ficará abaixo na questão salarial do que recebe a Polícia Civil.
Além do mais, o distrital conta com outro apoio do amigo de peso e de grande importância para consolidar o pleito dos militares do DF: o do também major reformado da PMDF Pedro César Nunes de Souza que é chefe de gabinete do presidente Bolsonaro.
“Tenho a informação concreta que jamais o presidente Bolsonaro mandaria uma mensagem para o Congresso Nacional sem dar a devida valorização aos policiais militares e bombeiros, bem como a valorosa Polícia Civil”, disse ele.
O parlamentar destacou o empenho que está sendo feito pelo governador Ibaneis Rocha e pelo secretário de Segurança Anderson Gustavo Torres, no sentido de assegurar melhores condições de trabalho aqueles que garante diariamente a segurança dos mais de três milhões de brasilienses.
O secretário de Segurança Anderson Torres esteve pessoalmente com o presidente Jair Bolsonaro esta semana para tratar sobre a demanda salarial da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O governador Ibaneis Rocha também esteve na última terça feira (26), com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Ibaneis estava acompanhado do diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, e do secretário de Fazenda do DF, André Clemente.
O chefe do Executivo do DF foi levar às mãos do ministro o texto do projeto que viabiliza a paridade de salários entre as polícias Civil e Federal.
Ele aproveitou para falar sobre os salários dos policiais militares que também é bancado pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal.
O FCDF é abastecido pela União e leva em conta percentual sobre a receita corrente líquida do governo federal.
“Nos quatro anos do governo Rollemberg, foi a Polícia Militar que segurou a onda toda , enquanto a Polícia Civil fazia greve para conquistar uma reivindicação justa que era a equiparação salarial com a Polícia Federal. Brasília só não se transformou em uma terra de ninguém por causa da brava e valorosa PM”, contou o deputado Hermeto ao Radar para reafirmar o quanto é importante valorizar quem faz o policiamento preventivo.
Ele disse ainda que a PMDF tem um compromisso centenário de proteger a população e que as ameaças de “operações tartarugas” , como ocorreu no passado, nunca serão o melhor caminho para que a PMDF seja valorizada e tenha o respeito da sociedade.
“Eu não tenho dúvida de que, pela primeira vez, as forças de segurança do DF têm um representante e uma voz a altura de suas necessidades dento da Câmara Legislativa. Vou lutar, vou brigar no que for preciso para dar dignidade aos nossos bravos policiais, sejam eles militares ou civis. Tenho a plena convicção que é isso que a população do DF deseja: ter uma boa segurança”, disse João Hermeto.