O ASSUNTO É

Polícia Civil só terá aumento salarial se a PM tiver também”, garante Hermeto

Publicado em

“A PM é importante tão quanto a Polícia Civil no combate ao crime. Por tanto, ambas têm que ser valorizadas”. Foi o que disse neste sábado (02/03) ao Radar, o deputado João Hermeto (MDB), ao defender um aumento salarial de 37% para os policiais militares e bombeiros militares, o mesmo percentual que será dado a Polícia Civil do DF

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A semana começou com uma grande vitória para os mais de 11 mil homens da Polícia Militar do Distrito Federal e para os mais de 4 mil do Corpo de Bombeiros Militares, após uma articulação feita pelo deputado distrital João Hermeto junto a Presidência da República.

Os militares do DF, segundo garante ele, terão o mesmo aumento de salário, estipulado pelo governador Ibaneis Rocha a Policia Civil do DF que receberá o mesmo que recebe um policial federal.

Na quarta-feira (27), o deputado distrital amanheceu no gabinete do subchefe adjunto da assessoria jurídica da Presidência da República, Jorge Oliveira de quem é amigo de longas datas.

O advogado que também é major reformado da Policia Militar do Distrito Federal, trabalha há mais de 20 anos com o presidente Jair Bolsonaro. O pai do major, já falecido, foi chefe de gabinete do então deputado Bolsonaro até o ano passado.

Foi do Major Jorge Oliveira que o distrital João Hermeto teve a garantia na defesa de que a Polícia Militar do DF não ficará abaixo na  questão salarial do que recebe a Polícia Civil.

Além do mais, o distrital conta com outro apoio do amigo de peso e de grande importância para consolidar o pleito dos militares do DF: o do também major reformado da PMDF Pedro César Nunes de Souza que é chefe de gabinete do presidente Bolsonaro.

“Tenho a informação concreta que jamais o presidente Bolsonaro mandaria uma mensagem para o Congresso Nacional sem dar a devida valorização aos policiais militares e bombeiros, bem como a valorosa Polícia Civil”, disse ele.

O parlamentar destacou o empenho que está sendo feito pelo governador Ibaneis Rocha e pelo secretário de Segurança Anderson Gustavo Torres, no sentido de assegurar melhores condições de trabalho aqueles que garante diariamente a segurança dos mais de três milhões de brasilienses.

O secretário de Segurança Anderson Torres esteve pessoalmente com o presidente Jair Bolsonaro esta semana para tratar sobre a demanda salarial da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O governador Ibaneis Rocha também esteve na última terça feira (26),  com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ibaneis estava acompanhado do diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, e do secretário de Fazenda do DF, André Clemente.

O chefe do Executivo do DF foi levar às mãos do ministro o texto do projeto que viabiliza a paridade de salários entre as polícias Civil e Federal.

Ele aproveitou para falar sobre os salários dos policiais militares que também é bancado pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal.

O FCDF é abastecido pela União e leva em conta percentual sobre a receita corrente líquida do governo federal.

“Nos quatro anos do governo Rollemberg, foi a Polícia Militar que segurou a onda toda , enquanto a Polícia Civil fazia greve para conquistar uma reivindicação justa que era a equiparação salarial com a Polícia Federal. Brasília só não se transformou em uma terra de ninguém por causa da brava e valorosa PM”, contou o deputado Hermeto ao Radar para reafirmar o quanto é importante valorizar quem faz o policiamento preventivo.

Ele disse ainda que a PMDF tem um compromisso centenário de proteger a população e que as ameaças de “operações tartarugas” , como ocorreu no passado, nunca serão o melhor caminho para que a PMDF seja valorizada e tenha o respeito da sociedade.

“Eu não tenho dúvida de que, pela primeira vez, as forças de segurança do DF têm um representante e uma voz a altura de suas necessidades  dento da Câmara Legislativa. Vou lutar, vou brigar no que for preciso para dar dignidade aos nossos bravos policiais, sejam eles militares ou civis. Tenho a plena convicção que é isso que a população do DF deseja: ter uma boa segurança”, disse João Hermeto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar