O ASSUNTO É

PL de Eduardo Pedrosa endurece pena a quem furta cabos e fios

Publicado em

A Câmara Legislativa aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira (7), o projeto de Lei nº 1.761/2021, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa, do partido União.

A proposta visa ainda aperfeiçoar a legislação vigente, que é a Lei nº 4.555/2011, e estabelece a criação de multas administrativas.

Essas multas poderão ser aplicadas de forma isolada ou cumulativa, dependendo da gravidade da infração.

O furto de cabos e fios metálicos tem sido uma prática constante em diversas regiões do país.

Esses materiais, muitas vezes utilizados na infraestrutura de serviços essenciais, como energia elétrica e telefonia, são alvo dos criminosos devido ao seu alto valor de mercado.

Com a instituição das multas administrativas proposta pelo deputado Pedrosa, espera-se desincentivar esse tipo de crime e aumentar as penalidades aplicadas aos infratores.

Além das consequências já previstas na lei atual, como a responsabilização civil e penal, as multas administrativas serão mais uma forma de punição.

No mês passado, a Coluna Radar Politico questionava a banalização desse tipo de crime que vem crescendo de forma audaciosa e frequente à luz do dia por todo o DF.

A população não suporta mais ficar sem luz, sem internet e sem telefone devido à rede criminosa que as autoridades ignora, veja Aqui.

O furto de cabos elétricos vem causando prejuízos tanto ao operador CEB/Neonergia como à população que sofre com os constantes apagões.

Dados divulgados pela empresa energética, só nos primeiros seis meses de 2023, bandidos roubaram mais de 17 mil metros de fios causando um prejuízo de R$ 680.112,28.

O projeto de lei de Eduardo Pedrosa, caso seja aprovado e sancionado pelo governado Ibaneis Rocha, deve servir como freio a esse tipo de crime ao impor a pena quem rouba impõe multas e prisão a quem compra o produto roubado.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ibaneis Rocha e BRB impulsionam expansão no Jardim Botânico

Ibaneis Rocha e Paulo Henrique Costa destacaram o papel do BRB no financiamento do condomínio Reserva Jardim Botânico, reforçando o compromisso com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida no Distrito Federal.

Mais Radar

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»