O ASSUNTO É

PESQUISA: Lula tem menor rejeição, mas quem lidera corrida presidencial é Bolsonaro

Publicado em

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tem a maior porcentagem de eleitores que dizem que “com certeza” votariam nele em pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta 6ª feira (7).

O levantamento também revela  que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a menor rejeição entre quatro potenciais candidatos à Presidência em 2022.

O Instituto Paraná ouviu  2.010 eleitores, por telefone, entre 30 de abril e 4 de maio.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95% — ou seja, o estudo tem 95% de chance de refletir a realidade, considerando a margem de erro.

À mesma pergunta, 22,3% dos entrevistados responderam Lula; 3,6%, Ciro Gomes (PDT); e 1,5%, João Doria (PSDB).

Quando a pergunta é “não votaria nele de jeito nenhum para presidente”, 52,4% responderam João Doria; 49,4%, Ciro Gomes; 48,1% , Bolsonaro; e 47,1%, Lula.

Cenários

O estudo também avaliou nove cenários para a eleição de 2022, sendo quatro de primeiro turno. Bolsonaro lidera em todos.

No que tem maior margem, o presidente aparece com 34,1% contra 29,6% de Lula.

Nesse cenário, aparecem ainda Ciro Gomes (6,5%), Luciano Huck (sem partido – 6,3%), João Doria (4,6%), João Amoêdo (Novo – 2,9%) e Luiz Henrique Mandetta (DEM – 2,4%).

Fora Bolsonaro e Lula, entre os candidatos da chamada terceira via, o apresentador Luciano Huck é o que melhor performa nos cenários estimulados, chegando a marcar 7,9% das intenções de voto.

Ciro Gomes surge tecnicamente empatado, marcando pico de 6,9%.

Confira o desempenho dos candidatos de “terceira via” em diferentes cenários:

Luciano Huck (sem partido) – 5,8% | 6,3% | 7,9% | 7,9%
Ciro Gomes (PDT) – 6,2% | 6,5% | 6,8% | 6,9%
Sergio Moro (sem partido) – 5,8%
João Doria (PSDB) – 3,6% | 4,6%
Eduardo Leite (PSBD) – 3,2%
João Amoêdo (Novo) 2,6% | 2,9% | 3,5% | 3,4%
Luiz Henrique Mandetta (DEM) – 1,4% | 2,4%
Tasso Jereissati (PSDB) – 1,8%
Rodrigo Pacheco (DEM) – 0,7% | 0,5%
Em cenários de segundo turno, Jair Bolsonaro ganha de Lula (42,5% x 39,8%), de Ciro Gomes (43,4% x 35,3%) e de João Doria (42,6% x 31,3%).Já o ex-presidente Lula ganharia de Ciro Gomes (38,6 x 28,1%) e de João Doria (41,5% x 23,9%).

+ Bolsonaro vence Lula no confronto direto em 2º turno, mostra pesquisa
Avaliação do governo

Ainda segundo a pesquisa, a aprovação do governo Bolsonaro atingiu a menor marca desde maio do ano passado. Neste mês, 43,8% dos entrevistados disseram aprovar a gestão do presidente. Em março, eram 46,3%. Já a porcentagem dos que desaprvam o governo Bolsonaro passou de 49% em março para 52,1% em maio deste ano. Quatro por cento não sabem ou não opinaram.

Entre as pessoas consultadas, 32,1% avaliaram a administração de Bolsonaro como ótima ou boa. Regular foi a resposta de 23,5%. Outros 43,1% consideram o governo ruim ou péssimo. O 1,3% restante não sabe ou não opinou.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

São Paulo derrota Barcelona pela Libertadores na estreia de Zubeldía

A troca de técnico parece uma boa decisão para o São Paulo. Na partida que marcou a estreia do técnico argentino Luis Zubeldía, o...

Mais Radar

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Deputado distrital receberá marca-passo após passar por desmaios

A informação foi confirmada pelo gabinete do parlamentar. Após dois episódios de desmaio, Cardoso foi hospitalizado ontem para exames.

Proposta de Eduardo Pedrosa institui Dia do Agente de Trânsito do DF

Segundo o deputado, a valorização desses servidores é vital para a promoção de uma convivência harmoniosa e responsável nas vias.

Roosevelt Vilela defende a manutenção do Programa PERSE

Durante um debate em Brasília, o presidente da Comissão de Turismo da CLDF, criticou a decisão do governo federal de encerrar as isenções fiscais previstas no programa, alertando para os riscos de desemprego em massa no setor de hotelaria e de eventos, especialmente no Distrito Federal.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»