O ASSUNTO É

PDT, PPS, PP, PMDB, REDE E PSD SE ARTICULAM EM TORNO DE FREJAT

Publicado em

O Partido Republicano está a um passo de perder o seu candidato a governador, caso continue ignorando a força eleitoral de Jofran Frejat. O PR não faz nada sem o que determina o ex-governador José Roberto Arruda, que prefere ver Frejat, como candidato a senador do que a governador nas eleições desse ano

Por Toni Duarte

Ao menos seis partidos de destaques entraram na corrida desde o primeiro dia do ano para obter o passe de filiação do médico e ex-deputado federal Jofran Frejat, para encabeçar uma frente partidária que reúne partidos de centro-direita e centro-esquerda.

A movimentação do PDT, PPS, PP, PMDB, REDE e PSD, começou em face dos fortes rumores de uma divisão que estaria ocorrendo dentro do PR, partido de Frejat, onde o ex-governador José Roberto Arruda, estaria optando pela candidatura de Alírio Neto, presidente do PTB-DF, a governador do Distrito Federal.

Na composição com Alírio, o ex-governador e dono do PR-DF, teria a garantia de emplacar a mulher dele, Flávia Arruda, como candidata a vice na chapa do presidente petebista, o que seria impossível conseguir o mesmo ao lado de Frejat. Ainda na chapa desenhada entre PR e PTB o médico Jofran Frejat estaria na majoritária, mas como candidato a senador.

Tudo ficou acertado e decidido entre Arruda e Alírio, no entanto, o “careca” se esqueceu de combinar o mesmo com o próprio Frejat, que em todas as pesquisas realizadas no DF desde 2016, vem liderando a corrida ao Buriti em cenários que não estejam incluídos o nome do senador José Antonio Reguffe (sem partido).

A suposta cisão dentro do Partido Republicano acendeu a luz vermelha para que outras legendas se articulassem para obter o passe de Frejat. Na manhã de quarta-feira (17), o presidente da Câmara legislativa Joe Valle conversou com o médico e voltou a colocar o PDT a sua disposição para uma filiação partidária e a garantia da candidatura a governador pela legenda pedetista.

Na trajetória política marcada por cinco mandatos de deputado federal, Frejat passou por partidos como PFL, PPB, PTB e disputou em 2014 pelo PR o governo do DF, em substituição a Arruda.

Apesar de nunca ter passado pelo PDT, no entanto, Jofran Frejat sempre admirou o partido de Leonel Brizola e foi um dos incentivadores do irmão, o advogado Jose Frejat, pai do cantor Roberto Frejat, ex-“Barão Vermelho”, a ingressar na legenda trabalhista por onde se elegeu deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Jofran Frejat costuma dizer que não vai fazer cabo-de-guerra dentro do seu grupo político e continua cumprindo o que foi estabelecido em dezembro de 2016, que o nome escolhido por todos seria aquele que estivesse melhor avaliado em março de 2018.

Se ele vai sair do PR ainda não é um fato concreto. Mas há quem diga que Arruda e Frejat não dão certo no mesmo lugar. Arruda é controlador, Frejat é incontrolável e não aceita ser manobrado.

Uma coisa é certa: ninguém toma essa eleição do médico que no alto dos seus 81 anos, diz: “Sou Velho, mas não sou velhaco!

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre

 O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar contabiliza que o rendimento médio mensal dos trabalhadores da agropecuária cresceu 5,5% no primeiro trimestre na comparação com...

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar