Ao participarem da instalação do Parlamento Popular, composto por lideranças comunitárias de São Sebastião e Região, o senador eleito Izalci Lucas (PSDB) e o candidato a vice-governador na chapa de Ibaneis Rocha, Paco Brito (Avante), garantiram que a cidade não ficará abandonada no próximo governo que será eleito neste domingo, dia 28. O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), também participou do encontro. Já Celina Leão (PP), eleita deputada federal, não deu importância ao evento político da cidade que ajudou a elegê-la
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Após passar quatro de abandono pelo governo Rollemberg, mesmo tendo elegido em 2014 o deputado distrital Ivonildo Lira, que não conseguiu a reeleição, o sinal de alerta acendeu para o conjunto de lideranças comunitárias de São Sebastião, quanto ao futuro da cidade.
Ninguém quer que a cidade continue no processo de empobrecimento acelerado por falta de políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social da região.
Foi pensando nisso que líderes comunitários e dirigentes de associações e outras entidades afins, tomaram a decisão de criar o Parlamento Popular, um fórum permanente de debates políticos por onde serão discutidas as demandas a serem reivindicadas pela população ao próximo governo.
O evento ocorreu no último sábado (20), dentro da Feira Permanente de São Sebastião. O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT) afirmou que a criação do Parlamento Popular é uma importante inciativa da comunidade e pode se tornar o principal canal de interlocução, transparente e democrático, entre a população e o Estado.
“As cidades precisam fazer isso e se auto representar nas reivindicações de suas demandas. Um mandato é bom, mas ninguém precisa ser deputado para lutar pelo interesse da população”, disse Joe Valle que não quis disputar as eleições desse ano. Ele parabenizou as lideranças de São Sebastião.
O deputado federal e senador eleito Izalci Lucas disse que além do Parlamento Popular, composto pelas lideranças da cidade, onde cada líder exercerá o papel de um deputado, “São Sebastião terá, pela primeira vez, um senador de verdade para cuidar da população”.
“Tive mais de 22 mil votos aqui. Me sinto um senador eleito com a ajuda desta cidade. Não posso deixar que a população continue sendo sacrificada por falta de hospitais que não funcionam, por causa da insegurança, por falta de escolas, creches e da precariedade da infraestrutura urbana da cidade. Enviarei, no primeiro ano do nosso mandato, os recursos necessários para a melhoria da qualidade de vida da população de São Sebastião “, garantiu Izalci.
Ao falar em nome de Ibaneis Rocha, de quem é vice na chapa que disputa contra Rollemberg o governo do DF, Paco Brito disse que o próximo governo, que será eleito no próximo domingo pela vontade do povo, tem o compromisso de cuidar bem das cidades e de suas populações.
“Falo em nome do futuro governador que não pode participar desse importante evento por estar cumprindo agendas no Gama e em Brasilândia neste momento. Estou autorizado a comunicar as lideranças, que compõe o Parlamento Popular, que o futuro governo Ibaneis vai tirar Sebastião do atraso que foi submetida nos últimos quatro anos”, disse.
Paco Brito, que também é o presidente licenciado do Avante, afirmou que o seu partido irá se empenhar no sentido de que Rogério Filho, primeiro suplente de deputado distrital da legenda, assuma na próxima legislatura.
“A cidade de São Sebastião e principalmente o Morro da Cruz, não podem ficar sem o seu representante na Câmara Legislativa”, disse ele.
Em Tempo: O Parlamento Popular é composto por lideranças de São Sebastião que reúne-se periodicamente aos sábados, na Feira Permanente da cidade, no quiosque “Point Goiano”. O Parlamento foi criado para ajudar a resolver as demandas de São Sebastião. O Radar-DF é o principal veículo de comunicação do Parlamento Popular.
[foogallery id=”22654″]