O ASSUNTO É

“Pacotão” de Ibaneis corre risco de não ser aprovado na CLDF, saiba por quê

Publicado em

Mesmo tendo atualmente 18 dos 24 deputados distritais, o governador Ibaneis Rocha, enfrenta enorme dificuldades para ver aprovado o pacote emergencial na Câmara Legislativa que precisa ser convocada extraordinariamente por causa do recesso. Na reunião de ontem, com um grupo de oito deputados, apesar do clima positivo sentido pelo governador, no entanto,  ainda é incerto de que o pacotão de promessas para fazer Brasília andar será integralmente aprovado

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Apesar de ser novo na política e ter iniciado a campanha com 2% e vencido há 82 dias com 69,79% dos votos válido dos brasilienses, o governador Ibaneis Rocha,  já percebeu que não pode e nem deve desconsiderar uma regra inescapável e basilar do modelo político brasileiro: a distribuição de cargos para os aliados do outro lado da rua.

Só agora caiu a ficha do governador de que é impossível ignorar o “toma-lá-dá-cá” se quiser ter uma base sólida e fidelizada no legislativo para aprovar as  promessas de campanha como as que se encontram no “pacote emergencial” que enviou a Câmara Legislativa.

No primeiro encontro ocorrido nesta quarta-feira (16) no Buriti, com um grupo de oito deputados, considerados da base do governo, apesar do clima positivo sentido pelo governador, mas não é seguro para afirmar que “tá tranquilo, tá controlado! ”

As queixas mais diversas ouvidas  pelo governador é que ele está pisando no freio com as nomeações pedidas pelos deputados e que o seu próprio time que o ajudou na caminhada para ganhar a eleição está desestimulado a encerrar as férias para uma convocação extraordinária.

Os 18 deputados que Ibaneis diz ter como seus aliados pode causar uma grande surpresa,    se antes do “pacote emergencial” que o Executivo pede para ser aprovado não libere o “pacote de nomeações”  reivindicado pelos deputados.

Pelo andar da carruagem, nesses primeiros dias de governo Ibaneis, a ideia de testar um modelo de governabilidade sem negociar a participação dos interesses dos distritais, pode não dar certo pela insegurança que o Executivo terá na aprovação da agenda econômica e social que o governador precisa para tirar Brasília do atoleiro.

Há quem diga ainda  que Ibaneis precisa “já ir se acostumando” com a velha palavra de ordem:  “ninguém chega lá sozinho. Para a maioria dos deputados,  em  festa de casamento primeiro tem que dividir o bolo para em seguida ter lua de mel. Simples assim!

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

3ª edição Feira do Trabalho e do Campo agita Gama com atrações

Feira do Trabalho e do Campo movimenta o Gama com programação gratuita, empreendedorismo e valorização da agricultura familiar. Iniciativa fortalece a agricultura familiar, estimula o empreendedorismo e celebra o mês de aniversário da cidade.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar