Segundo o governo de Brasília, as áreas sensíveis como Educação, Segurança e Saúde foram melhoradas em mais de 80% nestes três anos de governo e que nos próximos 12 meses pode ficar ainda melhor. Para a oposição, o governador debocha da população e pensa que o povo é imbecil
Por Toni Duarte
O anúncio de um balanço divulgado nesta terça-feira (02/01) pelo governo Rollemberg de que cumpriu 82% dos 467 compromissos de campanha feitos ao Tribunal Superior Eleitoral em 2014, foram motivos de chacota nas redes sociais e de ironias por parte da oposição que diz que o governador “mente de forma descarada” sobre o desempenho do governo.
Alírio Neto
“É um delírio consequente de alguma substância não autorizada que o governador deve ter tomado por engano o que provocou um efeito colateral para anunciar uma asneira dessa”, disse Alírio Neto.
O presidente do PTB e pré-candidato ao governo nas eleições desse ano, afirmou que o levantamento é tão falso que nem mesmo Rollemberg teve a coragem de falar. “Todo mundo sabe que Rollemberg é um mentiroso contumaz, mas preferiu mandar a sua secretária de Planejamento mentir por ele”, disse.
Alírio apontou ainda como um “golpe” contra a boa-fé da população a distribuição de falsas escrituras que nada mais são sessões de direitos de terrenos sem matrículas cartoriais. “Na minha visão de delegado de polícia isso é estelionato. Esse governador tem que ser preso”, disse Alírio.
Izalci Lucas
O deputado federal Izalci Lucas, pré-candidato a governador e presidente do PSDB, disse que o comparativo publicado pelo G1 da Globo sobre as promessas de campanha dos atuais governadores coloca Rollemberg em 24º lugar como o governador que menos cumpriu o que prometeu a população para se eleger em 2014.
“Rollemberg vive de mentiras e manipulações das informações e dos números do seu trágico governo. Esse governador não consegue fazer as coisas mais simples, a exemplo das podas de árvores e cortes de gramas”, disse Izalci.
O tucano também apontou que as aulas começam este ano de 2018 sem recurso nenhum para a manutenção dos prédios porque o governo usou o dinheiro do PDAF para outras finalidades.
“A situação da Educação é cada vez pior, a Segurança nem se fala e os hospitais do DF continuam sendo matadouros de pacientes por que faltam equipamentos, medicamentos e gente para trabalhar”, disse.
Só quem continua bem é o próprio governador que não precisa de saúde pública, não precisa das escolas públicas e nem da Segurança já que tem a sua disposição um aparato sem custo nenhum.
Alberto Fraga
O deputado federal e presidente do DEM, Alberto Fraga, disse que o nariz de Rollemberg em 2018 está maior do que em 2014 quando enganou o povo como candidato a governador prometendo que salvaria Brasília do caos praticado pelo ex-governador Agnelo Queiroz (PT).
“Agora ele termina o governo deixando ainda tudo mais arrasado e empurra falsas informações a sociedade pagando milhões de reais a alguns veículos de comunicação para dizer que cumpriu o que prometeu. O povo não merece ser enganado pelo estelionato governamental praticado pelo Pinóquio Rodrigo Rollemberg”, disse Fraga.
Jofran Frejat
O médico Jofran Frejat (PR), que até agora lidera todas as pesquisas de intenções de voto para o Buriti nas eleições desse ano, disse ao Radar que nem precisa fazer críticas em cima de uma situação tão óbvia como a péssima gestão de um governo e a falta do cumprimento das promessas feitas para a sociedade.
“A população sabe que ele não cumpriu absolutamente nada. Na verdade, o governo revela que não é muito bom de contabilidade. Essas contas demonstradas nestes três anos do governo Rollemberg, não bate com as contas que a população está fazendo e observando”, disse Frejat.
Para Frejat, Brasília precisa ser resgatada dessa situação de caos em que se encontra principalmente na área da saúde.
“O governo está dizendo que a saúde está boa. Será? As pessoas estão indo para o hospital implorando o atendimento que não existe. Isso é ser bom? Tudo está muito distante daquilo que foi prometido. O governo deve ter enfrentado inúmeras dificuldades, não vou discutir isso, mas não atingiu aquilo que diz ter atingido”, afirmou Frejat.
Tadeu Filippelli
O ex-vice-governador e presidente do PMDB, Tadeu Filippelli, disse que o balanço do GDF mostra que os problemas de saúde vividos pela população atingiram o próprio governador:
“É um caso grave de amnésia ou, no mínimo, de mitomania. De qualquer modo, ele precisa se tratar. Dizer que cumpriu 82% da meta é, além de mentir, tentar chamar a população de burra; é tentar inventar uma fantasia para encobrir a incompetência de suas ações”, afirma Filippelli.
O pemedebista destacou que qualquer um que acompanhou o noticiário, como o do G1, sabe que na saúde, por exemplo, Rollemberg alimentou o caos.
“Não reformou os hospitais de Ceilândia e do Gama, como prometeu, e não construiu os hospitais do câncer e do trauma. Nem a ampliação do Hospital da Criança, obra que ele encontrou iniciada e com todos os equipamentos comprados, ele conseguiu entregar”. E prosseguiu:
“Também não fez as duas farmácias de alto custo, não abasteceu as unidades de saúde com remédios, ao contrário, está faltando tudo. Rollemberg prometeu que ia contratar dois mil agentes comunitários e equipes do Saúde da Família. Nada.”
Outra observação feita por Tadeu Filippelli foi em relação a Segurança Pública onde o governo de Brasília diz ter cumprido 69% dos compromissos assumidos.
“Como? Se as delegacias estão fechadas e não é possível fazer nem Boletim de Ocorrência? E na educação: onde estão as 369 creches? E a melhoria no salário dos professores? E a reforma das escolas? ”, questionou.
Filippelli apontou que o metrô está onde sempre esteve, “não houve um centímetro de ampliação, ninguém viu nem plano do trem leve entre Riacho Fundo e Taguatinga e o túnel de Taguatinga também foi esquecido”.
Para refrescar a memória, o pemedebista e pré-candidato ao Buriti disse que nem mesmo a senha do sistema de gestão, que ele (Rollemberg) prometeu abrir para todos, não abriu.
“Fazendo as contas, é o contrário: Rollemberg não cumpriu 82% do que prometeu. Infelizmente para Brasília, este é um governo que vai ser lembrado por muitos anos”, disse o ex-governador.
Você precisa fazer login para comentar.